Resiliência e grandes desafios para a Aviação na América Latina e Caribe

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A aviação comercial da região passou por diferentes estados desde a eclosão da pandemia Covid-19. Muito trabalho foi feito por diferentes participantes do setor para manter a conectividade viva e ainda ver com algum otimismo a tão esperada recuperação no médio prazo.

por Travel2latam com EDIÇÃO DO DIÁRIO


A Associação Latino-americana e Caribenha de Transporte Aéreo (ALTA) anunciou que as companhias aéreas que operam no mercado latino-americano e caribenho transportaram 15,5 milhões de passageiros em fevereiro, 55,7% menos (19.495.329 menos passageiros) em relação ao ano anterior. O tráfego (RPK) diminuiu 66,4% e a capacidade (ASK) diminuiu 54,4%, levando a taxa de ocupação para 58,8%, 21,1 pontos percentuais a menos do que em 2020.

4.362.025 passageiros viajaram de e para a América Latina e Caribe em fevereiro, 63,1% a menos que ano anterior. O tráfego (RPK) diminuiu 72,5% e a capacidade (ASK) caiu 57,8%, elevando a taxa de ocupação para 52%.

José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da ALTA (Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo) publicado afirmou: “No mês de fevereiro foi novamente evidenciada uma desaceleração na trajetória de recuperação que vinha ocorrendo no final de 2020 na região. como referência, em janeiro de 2021 a queda vs. janeiro de 2020 foi de 46,6%, enquanto em fevereiro de 2021 a queda atingiu 55,7% vs. fevereiro de 2020. Isso representa a mudança na tendência que os meses em que lentamente nos aproximamos dos níveis de 2019 , no sentido de um mês com queda maior do que no mês imediatamente anterior “.

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“Os dados corroboram os resultados de pesquisas recentes com passageiros. O tráfego internacional foi o mais atingido, com queda de 66,7% em fevereiro, enquanto o tráfego doméstico teve queda de 46,6%. Os passageiros indicaram que não viajarão se houver. possibilidade de quarentena. Isso se intensificou com as reimposições de medidas na região. Enquanto o vírus for contido e as campanhas de vacinação forem suspensas e as restrições forem suspensas, as pessoas voltarão a viajar. Um exemplo disso é a Austrália, onde em fevereiro houve uma recuperação acentuada no mercado interno com 20,5 pontos percentuais vs. janeiro de 2021 “.

“Com exceção do Chile, a população da região ainda apresenta uma baixa taxa de vacinação, com disparidades nos tempos em que os países vão conseguir imunidade. Isso pode fazer com que o processo de reativação das viagens internacionais seja descoordenado e prolongado. Portanto, é importante considerar que a vacinação é uma solução de longo prazo. No curto prazo, outras alternativas eficientes devem ser consideradas para permitir a mobilidade. Os testes rápidos têm se mostrado uma alternativa eficaz para evitar a importação de infecções e com um custo econômico marginal em relação ao possibilidade de fechar os céus ao transporte aéreo internacional. ”

“O reconhecimento entre os Estados de testes e vacinas é fundamental. Os Estados devem pactuar padrões de aceitação e segurança para que as credenciais de saúde sejam reconhecidas no desembarque no exterior. Nesse sentido, em nome da indústria continuamos mandando uma mensagem unificada aos Estados sobre a importância de trabalharmos juntos no planejamento do reinício das operações para gerar confiança aos viajantes, garantir a segurança e reativar milhões de empregos ”.

O presidente do Conselho da ICAO, Salvatore Sciacchitano, disse aos líderes da aviação civil latino-americana hoje que o setor deve enfrentar uma série de desafios à medida que as viagens aéreas começam a voltar ao normal.

Os comentários do presidente foram parte de suas observações de abertura do evento de transporte aéreo da Hermes sobre ‘Resiliência e Eficiência por meio de Liderança e Cooperação’ na era pós-COVID para a aviação latino-americana.

“Estamos de volta aos níveis de 2003 em termos de capacidade global de assentos”, disse o presidente Sciacchitano, explicando que a ICAO projeta uma redução global de passageiros entre quarenta e um e cinquenta por cento até 2021, em comparação com a redução de sessenta por cento que ele monitorou. até 2020.

“As quedas significativas que estão sendo suportadas nas viagens aéreas globais e regionais continuam a apresentar sérias tensões de liquidez para empresas e fornecedores”, enfatizou, “e em todas as cadeias de valor do transporte aéreo e do turismo”.

A maioria dos comentários do presidente destacou como o Grupo de Trabalho de Recuperação da Aviação (CART) do Conselho da ICAO tem considerado de forma proativa os desafios que estão por vir. Ele explicou que sua última Fase III de resposta e recomendações de recuperação identificou novas prioridades para ajudar o alinhamento internacional de medidas e promover uma cooperação público-privada mais eficaz entre os governos e a indústria.

“Esta última fase das orientações e recomendações da CART enfocou questões específicas relacionadas às estratégias de gerenciamento de risco em várias camadas dos Estados. Apoia a criação de corredores de viagens de saúde pública, promove a distribuição global segura e eficiente de vacinas e serviços multilaterais de carga aérea e incentiva certificados de teste COVID-19 padronizados para uso internacional seguro ”, confirmou o presidente.

“Eles também incluem considerações atualizadas sobre a vacinação da tripulação, prioridades de segurança relacionadas à recuperação setorial e um incentivo para a aviação civil nacional e oficiais de transporte defenderem mais vigorosamente as prioridades econômicas e de saúde pública do transporte aéreo.”

O presidente Sciacchitano enfatizou que o sucesso de curto prazo dessas metas dependeria do estabelecimento de estratégias de gestão de risco nacionais e regionais para abrir gradualmente as rotas aéreas e de os tomadores de decisão nacionais levarem mais em conta o papel do transporte aéreo como facilitador e multiplicador de resiliência econômica. e recuperação.

As implicações potencialmente profundas de longo prazo para os modelos de negócios de transporte aéreo tradicionais e as operações pós-pandêmicas também foram identificadas como uma preocupação fundamental para os líderes da aviação no futuro, seja devido à digitalização acelerada ou ao aumento das expectativas dos passageiros por opções de viagens mais saudáveis ​​e sustentáveis.

A última área prioritária que ele identificou dizia respeito à melhoria dos níveis atuais de cooperação e compartilhamento de informações sobre estratégias de recuperação e lições aprendidas.

O presidente concluiu destacando que “a pandemia da COVID-19 não é apenas uma crise de saúde, é também uma crise econômica e financeira que apresenta aos governos concessões muito difíceis em termos das prioridades sociais, econômicas e de saúde em questão”.

Ele observou que a OACI havia agendado uma conferência de alto nível sobre essas questões para outubro próximo e parabenizou os Estados latino-americanos pelo novo acordo regional de liberalização de carga aérea para impulsionar o transporte de vacinas e a recuperação de longo prazo nas Américas. Latina e para o geral resiliência à pandemia e a capacidade de resposta que têm demonstrado até agora.

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