Ricardo Balcone, diretor de turismo de Guarulhos: “o turismo é prioridade no município.”

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REDAÇÃO DO DT

O jovem diretor de turismo de Guarulhos, Ricardo Balcone, conversou com o DIÁRIO DO TURISMO e apresentou alguns aspectos pouco conhecidos do município e projetos de sua pasta, assumida em 2017. Bacharel em Turismo, pós-graduado em gestão de eventos e mestrando em consultoria de marketing turístico, Ricardo iniciou sua carreira profissional na Flytour, em 2004. Morou na Inglaterra durante um ano e concluiu que seu futuro era na área de eventos. Voltando ao Brasil, abriu um bar, dois restaurantes e uma casa noturna em cinco anos. Paralelamente, continuou no segmento MICE como coordenador de voluntários em São Paulo durante a Copa do Mundo (2014) e gerente de A&B nos Jogos Olímpicos (2016).

“Primeiro entendemos que deveríamos repensar o formato da diretoria e quais seriam nossa prioridades para os próximos anos. Criamos um planejamento de curto, médio e longo prazo com várias ações que já conseguimos concluir”, citou Balcone ao DT sobre seu ingresso na gestão do turismo guarulhense. A seguir,  a entrevista completa.

DIÁRIO: Apresente e nos diga como está o turismo em Guarulhos?

O turismo em Guarulhos tem como vocação negócios. Atualmente, temos 19 hotéis na cidade somando 3056 UHS, tendo 70% de ocupação. A nossa nota no Booking.com é de 8,5 e do Tripadvisor são 3,5 estrelas. Possuímos uma previsão de 41 milhões de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport). Outro fator muito importante é que o trade turístico gera, atualmente, 31.678 empregos, tendo como salário médio 1.747,00. São os maiores empregadores no município o aeroporto, os restaurantes, a hotelaria, as agências de viagens e locadoras de veículos.

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DIÁRIO: Desde quando está à frente da Diretoria de Turismo no município? Que ações têm realizado para promover Guarulhos? Já colhe resultados?

Assumi a Diretoria de Turismo de Guarulhos em janeiro de 2017. Primeiro entendemos que deveríamos repensar o formato da diretoria e quais seriam nossa prioridades para os próximos anos. Criamos um planejamento de curto, médio e longo prazo com várias ações que já conseguimos concluir. Criamos o CIT (Centro de Inteligência do Turismo) – que engloba estudo de demanda, inventário turístico e o boletim trimestral com todas as informações do trade; começamos algumas ações contínuas como o “Turismo Corporativo” – que visa levar o turista e os munícipes para conhecerem as fábricas da cidade; o “Percebendo Guarulhos” que leva as crianças até os atrativos municipais para que elas tenham uma noção maior do turismo em Guarulhos.


Além desses projetos, executamos diversos eventos por aqui tais como: Conferência de Turismo, Natal, Festa de Bonsucesso (em parceria com pasta da cultura) e diversos outros eventos. Lançamos também a Rota dos Bandeirantes – em parceria com o Governo do Estado de São Paulo – e entregamos o processo para sermos uma cidade MIT (Município de Interesse Turístico). Por fim, lançamos o site do turismo com informações do segmento no  município para que todos tenham acesso. O link oficial é: www.turismo.guarulhos.sp.gov.br  

DIÁRIO: Quais as próximas atividades para o segundo semestre?

No segundo semestre está previsto o lançamento de alguns roteiros como: religioso, histórico e gastronômico. Ainda teremos a realização do Natal no final do ano, a Conferência de Turismo, a entrega do inventário e do estudo de demanda de 2018.

DIÁRIO: O turismo é prioridade na política municipal ou apenas uma pasta dentro da secretaria de desenvolvimento econômico?

Sim, o Turismo é prioridade no município. O prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti, entende o Turismo como um polo gerador de emprego e renda. Por esse motivo, ele mantém o Departamento de Turismo junto à Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI).

Ricardo Balcone com os membros do Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos (ComTur)



DIÁRIO: Existem parcerias do município com a GRU Airport, sociedade civil e empresas para promoção conjunta do turismo local?

Firmamos um acordo recentemente com a GRU airport para a colocação de dois PITS (Ponto de Informação Turística) no aeroporto, sendo um no Terminal 2 e outro no Terminal 3. Além disso, temos ótima relação com o GRU Convention Bureau, onde fazemos diversas ações como apoiadores e ajustamos as expectativas para que todos consigam chegar aos objetivos. Ainda com o COMTUR, temos uma relação sadia onde conseguimos debater os principais temas do trade e levar demandas para seguir o trabalho da cidade.

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