Santos recebe XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Continua depois da publicidade

De 18 a 22 de julho a conferência, que pela primeira vez será realizada na América Latina, reunirá gestores públicos de todo mundo para discutir o papel da cultura e da criatividade 

Santos (SP) sedia entre os dias 18 e 22 de julho a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, um hub global para troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano. Paralelo ao evento haverá ainda uma Expo Brazilian Creative Cities e atividades culturais paralelas no Centro da cidade.

O município é o primeiro da América Latina a sediar o evento, que reunirá representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara, entre outras.

Veja também as mais lidas do DT

Já o grupo de conferencistas contempla representantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.

A partir de uma extensa programação, a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO vai destacar o papel da cultura e da criatividade como força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela UNESCO.

 

Por do sol em Santos
Santos é uma das praias mais frequentadas do litoral de SP (foto: Carlos Nogueira)

“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia-a-dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., Diretor-geral Assistente de Cultura da UNESCO.

Criatividade, Caminho para a Igualdade

O tema do evento, Criatividade, Caminho para a Igualdade, servirá de fio condutor para a Conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da UNESCO.

Uma publicação inédita, intitulada “Resposta das Cidades Criativos da UNESCO à COVID-19: da ação imediata à recuperação a longo prazo”, que reúne soluções urbanas práticas de cerca de 90 cidades-membro em mais de 40 países, também será lançada durante a Conferência.

Santos, Cidade Criativa do Audiovisual”A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano”, destaca o prefeito Rogério Santos.

Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro

Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2015 e, agora, torna-se a primeira cidade da América Latina – e a primeira entre as cidades-membro do segmento audiovisual – escolhida para sediar a Conferência Anual.

A parte da ilha onde surgiria Santos ficou conhecida como Enguaguaçu, termo que corresponde a “enseada grande” (foto: Carlos Nogueira)

Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa no município do litoral paulista, cenário de inúmeras produções audiovisuais e um dos expoentes nacionais da indústria cinematográfica.

“A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano”, destaca o prefeito Rogério Santos.

Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro.

Expo Cidades Criativas e Programação Artístico-Cultural

Além da Conferência, reservada para autoridades e participantes previamente inscritos, entre os dias 18 e 22 de julho (segunda a sexta-feira) acontece também a Expo Brazilian Creative Cities, aberta ao público em geral. A proposta é acolher cidades e pessoas interessadas em conhecer a Rede de Cidades Criativas da UNESCO; e promover a troca de experiências e aprendizados no segmento da Economia Criativa.

A EXPO Brazilian Creative Cities reunirá profissionais e instituições de diferentes públicos de interesse, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a USP (Universidade de São Paulo), entre outros.

Entre os assuntos a serem abordados pela EXPO estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a importância da governança ambiental, social e corporativa, temas englobados na sigla ESG (Environmental, Social and Governance) e startups de destaque no mercado da produção cinematográfica.

Já entre os dias 21 e 24 de julho (quinta-feira a domingo), no Centro da cidade, a Prefeitura de Santos realiza uma extensa programação artístico-cultural, gratuita e aberta ao público, voltada para os sete segmentos criativos da Rede: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia.

A XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO é organizada pela UNESCO em colaboração com a cidade-sede Santos (www.santos.sp.gov.br), com apoio do Santos

A expo Brazilian Creative Cities e a programação cultural artístico-cultural do Centro Histórico tem como patrocinadores DP World Santos, Terracom e Gelog, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP, Blue Med Convention Center/GL Events.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade