Secretário de Turismo de Poá, Lauriston Barros, concede entrevista ao DIÁRIO e revela planos para o município

Continua depois da publicidade

Cumprir com o projeto “Parque das Águas” e construir o Teleférico são algumas das metas e desafios do Secretário de Turismo de Poá no interior de SP

Por Raimundo Jesus

 

Lauriston Barros, secretário de turismo do município de Poá, localizado no extremo leste de São Paulo, concedeu uma entrevista ao DIÁRIO, onde detalhou as missões da pasta, os projetos em andamento e as expectativas para 2019. Barros também elucidou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico da cidade. Confira.

 

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Quando se iniciou a pasta de turismo na Prefeitura de Poá?
Lauriston Barros – Iniciou-se como departamento adjunto a outras secretarias. Sancionado o projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado Robson Marinho, em fins de 1978 o governador Paulo Egídio Martins, oficializou Poá como Estância Turística Hidromineral.

 

DIÁRIO – Que importância representa o turismo de modo geral para o município?
Lauriston – O turismo é de grande importância para a região, pois gera empregos no setor de gastronomia e comercio principalmente, ajudando incrementar o PIB municipal. As águas terapêuticas são o gancho principal para o turista, pois desde 1956 é considerada a água de melhor radiatividade do Brasil e vem sendo indicada pelos médicos para diferentes tratamentos da saúde gastrointestinal e da pele. As plantas ornamentais, orquídeas e turismo religioso são outros atrativos, além de alguma época do ano quando se realizam festas e atividades culturais diferentes na Praça de Eventos e em outros locais da cidade.

 

DIÁRIO – Quais são os pontos turísticos em destaque na região?
Lauriston – Os pontos turísticos em destaque são:- Fonte Primavera e Fonte Aurea. -Praça de Eventos. -Praça da Bíblia. -Casa do Artesão – Praça do Relógio. -Casa da Estação (Museu) – Igreja Matriz. -Museu Padre Eustáquio. -Capela de Santo Antônio. -Praça dos Expedicionários. – Skate Park Poá. -Reino da Garotada. -Gruta de Santa Helena e Réplica da Gruta de Santa Lourdes. Em fase de projeto está “O Parque das águas”, o qual será um balneário e um Teleférico que conduzirá os visitantes até o local.

DIÁRIO – Você acha que existe uma infraestrutura adequada para receber o turismo nacional e internacional?
Nestes momentos a infraestrutura adequada não existe neste sentido. Os visitantes dum dia o turistas de alguns dias se hospedam em casas de família ou em municípios periféricos como Ferraz de Vasconcelos e Suzano.
Lauriston – Como você avalia atualmente os serviços que formam parte do suporte turístico? (serviço de guias locais, hotéis, posadas, transporte e mobilidade em geral). Ainda é precário em termos de alojamento. Existem alguns guias locais que são mobilizados para alguns grandes eventos. O transporte local é razoável a atende às necessidades da população. A mobilidade urbana para deficientes físicos e visuais está acorde com o que se exige duma cidade; sobre todo em prédios e Instituições do governo. Em algumas calçadas ainda faltam os itens específicos especialmente fora do centro da cidade.

Instituições

DIÁRIO – Existe alguma escola ou instituição técnica que ajude na capacitação dos funcionários voltados para a área do turismo?
Lauriston – Em Poá não existem, mas em Mogi das Cruzes existem estas instituições com faculdades de hotelaria e turismo e cursos técnicos profissionalizantes. Ainda o turismo é jovem na região e precisamos que se divulgue mais para que o setor empresarial realize um investimento melhor nesta região.

DIÁRIO – Você considera que é suficiente a verba que recebe para o investimento em Turismo?
Lauriston – Sim, é justa para o que atendemos nestes momentos, não se pode exigir mais se não se estimula um maior fluxo do turismo (uma coisa depende da outra), ou seja, quanto maior a procura, maior a exigência.

DIÁRIO – Que época do ano é a melhor para visitar a região?
Lauriston – Na época de férias escolares (de dezembro a fevereiro) – Em 26 de março festa pela fundação da cidade (uma semana de festividade)-Em junho “Festas Juninas”. -Em agosto “Festas em homenagem ao Padre Eustáquio”.

DIÁRIO – Como é tratada na sua gestão a política de inclusão social na área do turismo?
Lauriston – É atendida de acordo com a lei de inclusão social do município.

DIÁRIO – Qual é o PIB que representa o turismo para o município?
Lauriston – Não existe um valor exato, pois ainda falta muito para ter uma infraestrutura adequada como: hotéis e pousadas. De modo geral o turismo representa um incremento no PIB do município que é de aproximadamente R$2 bi.

DIÁRIO – Quais são suas metas e desafios para sua gestão na pasta de secretário do Turismo?
Lauriston – As metas e desafios são em primeiro plano tratar de cumprir com o projeto “Parque das águas” e o Teleférico os quais não dependem somente da Secretaria do turismo e sim das instâncias superiores do governo que também inclui expropriação de moradores na região. Esperamos que, com este empreendimento em marcha, o empresariado da área de construção se animará para levantar hotéis e pousadas, enriquecendo nosso setor de turismo, dando assim um melhor serviço aos turistas que nos visitarão.

Um pouco da história do município

O nome Poá, dado pelos indígenas, veio da palavra Itapuã, (A palavra significa Pedra que ronca – do tupi-guarani ita– pedra, puã– Ronco). Depois tomou o nome de Itapoá e por última Poá. Poá é um dos onze municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo. Faz parte da região Alto Tietê. Fundada em 26 de Março de 1621 a mesma está localizada a 34 km da capital do Estado, São Paulo, com uma população em 2017 de 115.488 habitantes e ocupa uma área de 17.496 km², o que resulta numa densidade demográfica de 6.141.05 hab./km².
Limita com os municípios de São Pablo, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano.

Calendário de Eventos

11 de Fevereiro – Dia Santificado–Padroeira Nossa Senhora de Lourdes.
26 de Março – Aniversário de Poá – Dia de São Ludgero
Mês de Junho – “Arraial” da Cidade – Praça dos Eventos “Lucília Gomes Felippe” – Av. Antônio Massa, s/nº Centro.
Confecção do tapete de Corpus Christi: Rua 26 de Março – Centro
Mês de agosto “Festas em homenagem a Padre Eustáquio”.
Mês de Setembro – Expoá (Férias das Orquídeas)
(Fonte- Prefeitura de Poá, dicionário Língua Tupi-Guarani e IBGE/2017).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade