Setor do turismo bateu recorde na Espanha em 2015

Continua depois da publicidade

O setor turístico cresceu 3,7% em 2015 e se consolidou como motor da recuperação econômica na Espanha, destino privilegiado por muitos turistas após atentados em outros países, mas este crescimento pode desacelerar em 2016 devido à instabilidade política interna, alertou a patronal Exceltur.

“Este crescimento coincide com a opinião empresarial de que estamos diante de uma recuperação evidente e nos situa em níveis muito próximos dos de 2006”, afirmou José Luis Zoreda, vice-presidente-executivo da Exceltur, durante coletiva de imprensa para a apresentação do balanço anual do setor.

A alta de 3,5% representa o aumento mais importante da atividade turística desde 2007, um ano antes do início da crise econômica internacional.

Veja também as mais lidas do DT

Em 2015, o turismo aportou 124 bilhões de euros à economia espanhola, ou seja, 14% do PIB nacional. Além disso, os empregos no setor cresceram 5,5% com relação ao ano anterior.

“Um em cada sete empregos criados na Espanha foi criado no setor turístico”, explicou Zoreda.

A Espanha, segundo turístico do mundo atrás da França, foi especialmente beneficiada pela instabilidade política e o medo de atentados em alguns países do norte da África e do Oriente Médio.

Um terço dos novos turistas que chegam na Espanha se deve a este fator, informou a Exceltur.

“Cada vez que ocorreu um acontecimento, como os atentados na Tunísia (em março e junho) e o avião russo que caiu no Egito (no fim de outubro), houve um aumento na chegada de turistas à Espanha”, reconheceu Óscar Perelli, diretor de pesquisas da Exceltur.

No entanto, os gastos per capita de cada turista seguem a mesma tendência de baixa dos últimos anos e, em 2015, cada um deles desembolsou, em média, 741 euros, 2,1% menos que em 2014.

A chegada de turistas russos caiu 34% entre janeiro e novembro de 2015, sobretudo devido à desvalorização do rublo.

Para 2016, a patronal confia em que o turismo continue crescendo, mas a um ritmo mais lento.

Segundo suas estimativas, a atividade turística deveria crescer entre 3,4% e 2,7%, dependendo de eventuais efeitos negativos da instabilidade política espanhola. (AFP)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade