Suécia é o primeiro país do mundo com gestão de tráfego aéreo operada remotamente

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O primeiro avião pousou na última quinzena usando os Serviços da Torre Remota, um sistema desenvolvido pela LFV e pela Saab. Desde então, o serviço de tráfego aéreo no aeroporto de Örnsköldsvik tem sido operado usando o Serviço de Torre Remota (RTS). Durante o dia 21 de abril, os primeiros aviões controlados a partir do Centro de Torre Remota LFV, em Sundsvall, decolaram e pousaram no aeroporto de Örnsköldsvik.

LFV e Saab têm trabalhado em conjunto para desenvolver as soluções operacionais e tecnológicas para a gestão de tráfego aéreo operado remotamente. Pela primeira vez, o serviço de torre de controle foi operado remotamente.

Veja também as mais lidas do DT

“Somos a primeira operadora do mundo a receber a certificação operacional e há um grande interesse entre os nossos clientes na Suécia e em todo o mundo. O Serviço de Torre Remota é um importante produto para nós e nossos parceiros”, disse Olle Sundin, diretor geral da LFV.

O Serviço de Torre Remota envolve a instalação, no aeroporto a ser controlado, de câmeras e sensores que enviam sinais, em tempo real, para um centro de controle de tráfego aéreo. Lá, imagens e informações de tráfego do aeroporto remoto são exibidos em monitores de alta definição. Graças a esta tecnologia, o tráfego aéreo no aeroporto remoto pode ser controlado da mesma forma que seria a partir de uma torre de controle tradicional.

A LFV recebeu certificação operacional para as torres de controle operadas remotamente, concedida pela Agência Sueca de Transportes, em 31 de outubro de 2014. Isso significa que a solução da LFV para a prestação de serviços remotos de controle de tráfego foi aprovada segundo todos os critérios de segurança, podendo ser colocada em operação.

O Aeroporto de Örnsköldsvik tornou-se o primeiro aeroporto no mundo a receber serviços de torre de controle remota. O plano é que o Aeroporto de Sundsvall-Timrå e o Aeroporto de Linköping sejam o segundo e o terceiro a receberem o serviço.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade