Tecnologia biométrica é testada pela Amadeus em aeroporto na Eslovênia

Continua depois da publicidade

Todos já estivemos na mesma situação: ficar preso nas cada vez mais lentas filas de embarque, pensando sobre por que esse processo não poderia ser mais rápido, considerando que estamos no século 21. Devido ao aumento do número de viajantes anualmente, a infraestrutura aeroportuária internacional vem enfrentando um desafio que, a menos que a abordagem seja certeira, pode causar um impacto negativo na experiência de tais viajantes.

EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.

Em uma região como a América Latina, cujo fluxo de viajantes nos aeroportos aumentou cerca de 4% e que possui núcleos aeroportuários importantes, como Panamá, São Paulo, Lima, Argentina, Uruguai ou Cidade do México, a aplicação da tecnologia para tornar o embarque mais eficiente é fundamental.

Veja também as mais lidas do DT

Dessa forma, a indústria reconheceu o imenso potencial da tecnologia como solução para esses problemas, adotando procedimentos mais eficientes, reduzindo o tempo de embarque e protegendo os usuários. Em aeroportos tão grandes como o de São Paulo e o da Cidade do México, a tecnologia pode oferecer serviços melhores às companhias aéreas parceiras, como a diminuição de gargalos e a liberação de suas equipes de assistência terrestre para que foquem em outras atividades voltadas ao cliente. Para as companhias aéreas isso significa mais eficiência, aliando um embarque mais rápido e um menor tempo de rotatividade de aeronaves.

O que deve ser feito em relação a tal cenário? Para a Amadeus, a resposta está no emprego de tecnologia e de todas as inovações disponíveis que podem ajudar a melhorar o processo, como a tecnologia biométrica. Por exemplo, a Amadeus, a Adria Airways, a LOT Polish Airlines e a FRAPORT desenvolveram um teste-piloto no aeroporto de Ljubljana, na Eslovênia, que consiste no check in de passageiros por meio de uma ‘selfie’ do passaporte e ticket de embarque, que foram armazenados de forma segura em um servidor remoto.

Depois, os passageiros foram fotografados no portão de embarque, cujas fotos armazenadas no servidor foram comparadas para validação da identidade e status do voo. Com a bem-sucedida combinação das fotos, o Sistema de Controle de Embarque era informado e o passageiro embarcava sem nenhum problema.  Todos os dados biométricos foram removidos em 48 horas, garantindo o compliance de GDPR (remoção de dados pessoais no prazo de 30 dias). Com essa dinâmica, o tempo de embarque foi reduzido em, aproximadamente, 75%, com duração, por passageiro, de dois segundos contra cerca de cinco a dez segundos anteriormente feitos.

Para um mercado em crescimento como o da América Latina, a plataforma poderia melhorar os pontos fracos de verificação de identidade nos aeroportos, incluindo check in, segurança e acesso às salas de embarque. Além disso, o programa poderia facilitar o controle de passagem na imigração.

Depoimentos positivos de usuários deixam claro que a implementação dessa tecnologia poderia auxiliar todas as companhias aéreas a reduzir o tempo e possíveis dificuldades operacionais, especialmente em cidades com um número alto de viajantes, como as principais cidades mencionadas anteriormente.

O teste-piloto representou um importante passo para alcançar uma solução biométrica na indústria mundial de viagens. Esse tipo de solução proporciona uma experiência positiva tanto para as equipes das companhias aéreas como para os viajantes.

Devido ao sucesso do teste-piloto, a Amadeus está trabalhando com companhias aéreas, agências governamentais e operadores de aeroportos na região da América Latina para transformar a maneira de submeter os passageiros nos aeroportos, já que os modelos tradicionais anteriores desenvolvidos não conseguem atender às necessidades atuais dos aeroportos nem impactar positivamente a experiência do passageiro.

Mais informações em: www.amadeus.com.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade