InícioPolíticas de turismoTodd Chapman, Embaixador dos EUA no Brasil se despede...

Todd Chapman, Embaixador dos EUA no Brasil se despede com carta

O Embaixador dos Estados Unidos no Brasil Todd Chapman anunciou na última sexta-feira (23) – por meio de uma carta – seu retorno aos EUA. Chapmanfoi indicado pelo presidente Donald Trump em 30 de outubro de 2019, confirmado pelo Senado americano em 20 de fevereiro de 2020 e chegou ao Brasil em 29 de março de 2020.

REDAÇíO DO DIÁRIO


Membro sênior do corpo diplomático dos EUA,  Chapman veio pela primeira vez ao Brasil em 1974, quando a empresa americana em que seu pai trabalhava transferiu a família para São Paulo. Ele frequentou a Escola Maria Imaculada, onde se formou em 1980. Antes de ingressar no corpo diplomático, atuou na área financeira em Nova York e na Arábia Saudita, e, depois, como consultor no Brasil e em sua cidade natal, Houston, no Texas. No total, o embaixador Chapman morou por 11 anos no Brasil.

Abaixo, o DIÁRIO transcreve, na íntegra, a carta de despedida do Embaixador:

Caros amigos brasileiros,  
 
Esta é minha última semana como embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Não posso deixar esse país sem refletir sobre o quanto essa experiência significou para mim. Sou eternamente grato ao povo brasileiro por sua recepção e amizade, não apenas durante meu período como embaixador, mas ao longo dos 12 anos que passei aqui.      
Eu me mudei para o Brasil pela primeira vez ainda quando criança, em 1974. Minha adolescência provavelmente tem muito em comum com a de muitos brasileiros. Ouvi MPB (Gal Costa e Djavan), troquei figurinhas de Carlos Alberto e Roberto Rivelino, e comi muito Sonho de Valsa e pão de queijo com meus amigos brasileiros, que guardo para o resto da minha vida. Essas são apenas algumas imagens, sons e alegrias do Brasil – um país com grande coração, grande força e grande futuro.     
O coração do Brasil é seu povo. Brasileiros e norte-americanos compartilham história, valores e a nossa facilidade para tornar estranhos em amigos. Estamos culturalmente conectados.    
Essa profunda conexão também nos faz sentir empatia quando testemunhamos o sofrimento um do outro. Lamentamos juntos pelas vidas que foram ceifadas pela Covid-19. Agora, nos unimos na esperança, à medida que o número de vacinas alcançam todos os cantos do Brasil, e continuamos juntos a combater essa terrível doença. Os milhões de dólares em doações do governo norte-americano de vacinas, ventiladores pulmonares, medicamentos e suprimentos fazem parte de uma parceria contínua que ajudará a nos tirar deste difícil momento.    
Se o coração do Brasil é seu povo, a força é sua democracia. Como cidadãos das duas maiores democracias do Hemisfério Ocidental, compartilhamos o compromisso de promover e defender os valores democráticos globalmente. Ao viajar pelo Brasil, encontrei líderes emblemáticos em governos estaduais e municipais, empresários e inovadores, ativistas e jornalistas, além de pessoas dedicadas de todos os setores da sociedade. Essas pessoas não só têm lugar em uma sociedade democrática, como são essenciais para ela.    
O futuro do Brasil é próspero. Com suas belezas naturais mundialmente reconhecidas e sua enorme abundância de recursos, o Brasil tem a oportunidade de liderar no combate às mudanças climáticas e na proteção da biodiversidade. Estou confiante que o fará. Nas várias fases da minha vida no Brasil, sempre presenciei milhões de brasileiros sendo retirados da linha da pobreza e o desenvolvimento de uma economia caracterizada pela energia e inovação. Apesar da pandemia, conseguimos, juntos, realizar progressos concretos em iniciativas que promovem a prosperidade para brasileiros e norte-americanos. Gostaria de agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, seus ministros e a todos os funcionários do governo brasileiro por sua cooperação produtiva no avanço da parceria Brasil-EUA. Estou otimista em relação ao futuro do Brasil e dessa relação.    
Com a conclusão do meu período no Brasil, ao mesmo tempo chegam ao fim os 36 anos a serviço do governo dos EUA e do povo norte-americano. Quando comecei a minha carreira na seção consular em Taiwan, não poderia imaginar que um dia iria concluí-la como embaixador dos EUA no Brasil. É realmente a honra da minha carreira.     
Assim como os brasileiros, minha esposa Janetta e eu prezamos por nossas relações com amigos e familiares, especialmente com nossos filhos Joshua e Jason e nossa nora Brooke. Embora seja bittersweet deixar o Brasil, nossas aventuras continuarão em Denver, Colorado. Baseado em nossa história pessoal, estaremos certamente de volta ao Brasil. Esse pode ser o fim de um capítulo, mas não do livro.    
Muito obrigado ao governo e ao povo brasileiro por sua amizade e confiança. A gente se vê!    
Todd Chapman 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque