“Transformando Dados em Negócios” promove a utilização de dados como garantia de sucesso

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(REDAÇÃO DO DIÁRIO) 

Na última terça-feira (13) ocorreu o curso Transformando Dados em Negócios organizado pelo Observatório de Turismo e Eventos (OTE), no núcleo de cursos e palestras do São Paulo Convention & Visitors Bureau, em São Paulo. Como mote do evento, uma palestra de cerca de 3 horas de duração e ministrada por Lilian Natal e Fábio Montanheiro – ambos profissionais do Observatório – contou sobre a utilização de análise de dados como estratégia de mercado para novos empreendimentos no setor de hotelaria e turismo, mas também em geral.

De casa cheia, aproximadamente cem pessoas ocuparam o salão de conferências, dividindo-se entre jornalistas, executivos, agentes de viagem, novos empreendedores e donos de operação em hotelaria.

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Há quem ainda não compreendeu a potência que a coleta de dados no mundo business é capaz de oferecer. Coleta, interpretação e redirecionamento de informações, tudo para que o consumidor receba atendimento específico de acordo com seu perfil de compra. As grandes empresas tem se utilizado de estratégias a partir da análise de dados, em resposta ao panorama dos consumidores do século 21 que exigem novas demandas e, consequentemente, novas maneiras de se ofertar serviços. “O consumidor, agora, não procura mais serviços eficientes, ou produtos que primem pela eficácia. E sim marcas que possibilitem experiências.” – afirmou Montanheiro, especialista da área.

Google Trends foi uma das ferramentas mais citadas no curso da OTE em relação ao setor turístico. (Foto: Divulgação).
Google Trends foi uma das ferramentas mais citadas no curso da OTE em relação ao setor turístico. (Foto: Divulgação).

Considerados aplicativos essenciais para o crescimento empresarial nos dias atuais, o Google Analytics, Google Trends e as mídias sociais, de forma geral, receberam atenção especial na apresentação, principalmente porque são programas de fácil compreensão e acessíveis aos empreendedores que abriram recentemente sua marca ou que estão em franca expansão. “Em seis meses de utilização de pequenas ferramentas de coleta de dados, a mudança será visível nos resultados da empresa: volume de vendas, economia, etc.” – relata, Lilian.

Núcleo de inteligência de mercado da SPTuris, o OTE, através de exemplos famosos como a Harley e a Disney, argumenta que o futuro do business é a capacidade da empresa de traçar perfis e entender hábitos dos clientes, quantificar e qualificar a demanda, estabelecer uma relação de feedback quase espontânea, determinar o potencial dos destinos e os períodos de baixa e alta de acordo com as tendências, pelo cruzamento de dados da cartela de clientes.

“Nós começamos há 10 anos na unha, fazendo tudo no Excel. Atualmente, nós utilizamos as ferramentas avançadas porque começamos de algum lugar. É isso de que falamos hoje: basta a mentalidade voltada para o uso de dados e conseguir estabelecer uma base no negócio de vocês que o crescimento é inevitável.” – afirma Lilian Natal.

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  1. Espetacular o curso ministrado pela Lilian. Excelente profissional e exemplo claro de como pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença na gestão dos negócios. Recomendo!

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