InícioBlog do DiárioTurismo na América do Sul cresce 6% no primeiro...

Turismo na América do Sul cresce 6% no primeiro semestre

A realização da Copa do Mundo no Brasil impulsionou o turismo na América do Sul e fez o setor crescer 6% em todo o continente entre janeiro e junho de 2014, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgados nesta quarta-feira (17). O Brasil recebeu 1,035 milhão de visitantes de 203 países entre 23 de maio, data de vigência da Lei da Copa, e 13 de julho, quando a partida final foi disputada no Maracanã. Entre os 15 países que mais enviaram turistas durante a Copa, 364.094 vieram da América do Sul, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

“Os número divulgados pela OMT confirmam que a realização de um evento grandioso como a Copa do Mundo, é importante não só para o país-sede, mas para todo o continente. Como já prevíamos, o turismo intrarregional também foi beneficiado”, afirmou Kátia Bitencourt, presidente interina da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Em todo o planeta, o turismo cresceu 4,6% no primeiro semestre deste ano. Ásia, o Pacífico e a Europa obtiveram crescimento de 5%.

Além do crescimento do número de turistas viajando, o Brasil também teve aumento na entrada de divisas. Nos sete primeiros meses de 2014, a entrada de divisas por meio dos gastos de estrangeiros com turismo somou US$ 4,436 bilhões, segundo dados do Banco Central. O valor representa alta de 10,34% em relação ao mesmo período de 2013. Em junho, primeiro mês da Copa, a receita com os gastos de turistas estrangeiros somou US$ 797 milhões, recorde mensal da série histórica divulgada pelo Banco Central.

“Segundo a OMT, os ganhos com a Copa no Brasil aumentaram 60% nos meses de junho e julho, o que mais um a vez, comprova que o torneio mundial de futebol foi um sucesso”, comemora Kátia Bitencourt.

Fonte: Instituto Brasileiro de Turismo

 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque