Uso de máscaras em voos e aeroportos não é mais obrigatório, diz Anvisa

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de anunciar nesta quarta-feira (1º) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos no Brasil.

A medida é considerada positiva, pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR),
tendo em vista o arrefecimento do número de casos e o alinhamento ao mercado internacional da aviação, mas destaca que outros pontos da decisão podem seguir gerando impactos operacionais para o setor aéreo, como a manutenção do desembarque por fileiras.

“Ontem agregamos as contribuições do setor aéreo e é observado que as pessoas só usam a máscara quando chegam nos aeroportos. A medida também não é adotada em outros países. Houve, ainda, uma importante redução dos tripulantes infectados a bordo nas aeronaves”, apresentou o coordenador de Vigilância Epidemiológica em Aeroportos, Cristiano Gregis.

Veja também as mais lidas do DT

“Nossa discussão com a Anvisa apresenta dados e fatos em busca de harmonizar o que está sendo feito no Brasil com o resto do mundo. A aviação sempre esteve atenta à pandemia e às medidas sanitárias para sua contenção, mas neste momento em que a maior parte da população mundial está imunizada, esperamos uma avaliação sobre os efeitos econômicos e operacionais inoportunos, bem como a geração de situações conflituosas entre usuários e prestadores dos serviços de transporte aéreo”, ressalta Ruy Amparo, diretor da ABEAR.

A obrigatoriedade do uso de máscaras teve início na pandemia por Covid-19, em 2020, e após breve interrupção, estava novamente determinada desde novembro de 2022. A diretoria colegiada da Anvisa informou ter reavaliado a sua regulamentação com base no número de casos registrados pelo Ministério da Saúde, além das informações fornecidas pela indústria da aviação. Vale destacar que a aviação cumpre todas as medidas sanitárias determinadas pela Anvisa.

A ABEAR, juntamente com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), e a Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB), contribuiu com indicadores monitorados nos últimos meses, como a queda no número de tripulantes infectados ao longo de 2022.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade