Workshop da Embrapa debate bioeconomia e sistemas integrados na preservação da Amazônia

Continua depois da publicidade

Evento apresentará diferentes estudos e trabalhos sobre a Amazônia, do fortalecimento da biodiversidade ao combate ao desmatamento

Edição do DIÁRIO com agências

Nesta segunda-feira (23), a partir de 15h, acontece o workshop sobre bioeconomia e sistemas integrados na Amazônia. No evento, a Embrapa apresentará ao Consórcio Interestadual da Amazônia Legal as suas pesquisas sobre o fortalecimento de cadeias produtivas de valor da biodiversidade amazônica, associando-se à prevenção e ao combate ao desmatamento na região. Haverá também a participação de outras instituições com trabalhos voltados à região. O evento é uma das ações fruto de convênio celebrado em julho entre a Embrapa e o consórcio.

Pela Embrapa, pesquisadores de três Unidades vão tratar temas técnicos. Andrea Muñoz, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO), abordará a bioeconomia do pescado na Amazônia. Segundo ela, “será discutido brevemente o conceito de bioeconomia e sua aplicação no desenvolvimento sustentável da cadeia do pescado na região. A produção de pescado com baixa emissão de carbono e alta eficiência no uso da terra para médios e grandes produtores rurais pode trazer oportunidades de diversificação de renda ou garantia de segurança alimentar para a população.

Veja também as mais lidas do DT

O incentivo à cadeia através da bioeconomia, aliado ao uso do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica na Amazônia, pode unificar esforços em torno da promoção do desenvolvimento regional sustentável e do combate ao desmatamento. O segundo tema será abordado por Edson Barcelos da Silva, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus, AM).

“A proposta é fazer uma abordagem de Bioeconomia X Agronegócio como oportunidade de projeto de desenvolvimento para a Amazônia capaz de complementar o modelo Zona Franca, interiorizando o desenvolvimento. Avaliar o que pode ser real, potencial ou ufanismo na propalada Bioeconomia e discutir o que e como os amazônidas poderão se beneficiar da Bioeconomia na valorização da mega biodiversidade disponível na Amazônia”.

Já Júlio César dos Reis, pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT), falará sobre sistemas integrados de produção agropecuária, como as diferentes configurações de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), como alternativas viáveis e competitivas para utilização na Amazônia. Ele mostrará dados econômicos coletados em fazendas de Mato Grosso que já usam essa tecnologia. Júlio diz que a ILPF traz inúmeros benefícios, mas há entraves que precisam ser contornados e que serão levados à discussão no evento.

Outros temas abordados serão: diagnóstico do mercado de trabalho na Amazônia, com Gustavo Gonzaga, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica (PUC)-RJ; oportunidades na exportação de produtos compatíveis com a floresta, com Salo Coslovsky, pesquisador e professor da Universidade de Nova Iorque e pesquisador da Iniciativa Amazônia 2030; e o AgroNorte, plano de ação que objetiva o desenvolvimento sustentável do meio rural da região, com Adriana Melo Alves, diretora de Programas de Desenvolvimento Territorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A moderação dos debates estará a cargo de Judson Valentim, pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco, AC) e líder do grupo organizado de projetos de pesquisa da Embrapa sobre a Amazônia.

Serviço

O que: Workshop Bioeconomia e Sistemas Integrados na Amazônia

Quando: 23 de agosto, a partir das 15h no horário de Brasília

Onde: https://www.youtube.com/watch?v=KfkG7JvetZk (perfil da Embrapa no YouTube)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade