Maior feira B2B do setor na América Latina, que se realiza no Expo Center Norte, na capital paulista, se estende até a próxima quarta-feira (16) e o público profissional deve superar os 30 mil visitantes
Por Cecília Fazzini, da WTM
Em cerimônia concorrida, notada as ausências do Ministro do Turismo, Celso Sabino e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a 12ª WTM Latin America foi um momento de valorização da força maior que move os negócios do Turismo: a gente que empresta emoção e inteligência à atividade econômica, que convive com a evolução relevante da tecnologia em suas rotinas.
Tecnologia para somar
Bianca Pizzolito – diretora WTM Latin America, recepcionou os presentes com um exercício que utilizou a inteligência artificial para resumir a mensagem principal do evento. Sob o comando da dirigente da feira a resposta veio no efeito desejado: os recursos da tecnologia potencializam a força humana, essencial à condução das rotinas.
“No centro de tudo figuram as pessoas”, que são o centro de tudo apesar da tecnologia crescente. Segundo ressaltou: “as pessoas é que têm a capacidade de imaginar e sentir, numa indústria que olha para o futuro”. Assim, foi dada a largada da WTM 2025 que tem como apelo principal a frase: “Where Tech Meets Touch”, que traduz o espírito do encontro: Onde a Tecnologia Encontra o Toque”

Jonathan Heastie, principal executivo da RX, promotora do evento e que dirige globalmente a WTM Travel em Londres, Dubai e Cidade do Cabo, considerou em seu discurso a importância do mercado de Turismo da América Latina e os negócios em crescimento no bloco.

A WTM 2025, que projeta atrair acima de 30 mil visitantes e que apresenta aumento de 10% na área de exposição contou, na cerimônia inaugural, que antecedeu o corte da fita, com um talk show que reuniu expoentes do mundo do carnaval paulistano.

Ancestralidade em pauta
Milton Cunha, coreógrafo e carnavalesco, se juntou à Angelina Basílio, presidente da escola de samba Rosas de Ouro (vencedora do Carnaval de 2025) e Solange Cruz, que comanda a agremiação Mocidade Alegre para demonstrar o quanto a festa de momo consegue reproduzir a convivência harmoniosa entre as pessoas e suas ancestralidades e os recursos tecnológicos, forma de reforçar o tema central da feira este ano.

As falas mostraram a gênesis do samba que juntou ideal da negritude ao batuque, orixás e futebol. Para coroar a apresentação, se uniu aos representantes do universo carnavalesco a pesquisadora e antropóloga Cláudia Alexandra, que tem papel relevante na luta do anti-racismo e da participação da mulher negra no contexto social.
Talk show: humanização e tecnologia no Carnaval
Inovação, networking, negócios e experiências, com extensa grade de palestras e debates compõem o ambiente da feira, oferecendo conteúdo aos representantes do trade turístico.

Serviço
- WTM Latin America
- Expo Center Norte – de 14 a 16 de abril 2025
- Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
- Dias 14 e 15 (2a e 3a. feiras) – das 12 às 20 h
- Dia 16 (4a. feira) – das 12 às 18 h