Paulo Dias Filho, prefeito de Avaré (SP), fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

O DIÁRIO conversou com Paulo Dias Novaes Filho, mais conhecido como Poio. Ele é o atual prefeito de Avaré, no interior paulista. Paulo falou um pouco do turismo no município, além de noticiar algumas inaugurações previstas para este ano.

DT: Primeiramente conte-nos um pouco de seu histórico profissional e como chegou à política.

Veja também as mais lidas do DT

Paulo Dias Novaes Filho – Me formei em medicina pela Fundação Lusíada, de Santos (SP) e nasci numa família de médicos e políticos. Meu pai foi médico e prefeito de Avaré, meu avô também e isso está no DNA. Para terem uma ideia, sou o único homem entre oito irmãs e o único que ficou em Avaré. Isso já dava para imaginar como era a pressão familiar para ingressar na política e como tinha que me desvencilhar. Me formei em medicina e retornei para Avaré.

Antes de ser prefeito, fui presidente da Unimed Avaré e quando entrei a cooperativa quase falindo e reergui a instituição. Finalmente em 2008, tive minha primeira experiência na área pública, foi quando entrei para o legislativo municipal me elegendo vereador como um dos mais votados do município.

DT: Sabemos que Avaré é uma estância turística, quando o município ganhou o título? Como avalia o destino antes e depois de sua gestão?

Paulo Dias Novaes Filho – Avaré foi aprovada como Estância Turística em 21 de junho de 2002, após sanção da Lei Estadual nº 11.162. Um tema importante que posso pontuar é que quando entrei fiz questão de nomear como secretário de turismo o Fernando Alonso. Ele é um turismólogo e com uma bela experiência no setor. Passou pelas prefeituras de Itatinga, São Manuel e Botucatu, além de ter sido presidente executivo do Polo Regional de Desenvolvimento Turístico e do Conselho Regional de Turismo, da Secretaria Estadual de Turismo.

Antes os secretários de turismo eram somente pessoas de boa vontade e que não entendiam de turismo, ou seja, muitas vezes o cargo era utilizado de maneira política. Fiz questão de uma indicação técnica. Logo no início, a Prefeitura deu voz ao Conselho Municipal de Turismo, que passou a ter voz – com ideias e sugestões – para a melhoria da infraestrutura turística de Avaré.

DT: Quais os benefícios que os recursos do DADE já trouxeram para a população e visitantes?

Paulo Dias Novaes Filho – Avaré tem uma das represas mais bonitas do Brasil e com uma orla de aproximadamente 1800 km2: a Represa de Jurumirim. Tem 100km de extensão e uma largura média de 3km. A parte mais “badalada” ou com mais visitação e serviços está em nossa cidade. As margens da represa receberam um grande investimento para a melhoria de seu entorno. Como temos uma praia extensa, iniciamos uma grande obra para pavimentação de um calçadão, instalação de banheiros, quiosques entre outros serviços.

Iniciamos uma reforma no camping municipal com a instalação de vestiários, pontos de energia, lavatórios e churrasqueiras. Também estamos remodelando nosso mercado municipal e nossa concha acústica com mais de 60 anos. Um investimento de 4 milhões tudo para que o cidadão de Avaré usufrua mais de nosso maior patrimônio natural e consequentemente o turista, que chega até o município. As obras começaram em 2014 e têm previsão de término este ano.

DT: O que tem no entorno da represa e na cidade para o turista aproveitar e qual é o perfil do visitante que chega até Avaré?

Paulo Dias Novaes Filho – Então, às margens da represa nós temos muitos atrativos como o camping municipal, três colônias de férias (uma de funcionários do estado, outra da Caixa Econômica e uma terceira da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas – APCD), várias empresas que oferecem esportes náuticos, uns cinco grandes hotéis e pousadas que se instalaram por lá nos últimos anos, além de casas de veraneios e condomínios particulares. Dentre nossos principais atrativos, posso citar dois: o Horto Florestal, com eventos culturais, shows, exposições, e o santuário de Nossa Senhora das Dores com pinturas internas lindíssimas, que incentiva o turismo religioso em nossa cidade.

Para se ter uma ideia, os turistas que visitam Avaré são oriundos de cidades vizinhas e grande parte da capital. Podemos dizer que são de todas as idades, muitos têm residência às margens da represa. Aliás também recebemos turistas do exterior que chegam para aproveitar toda a nossa infraestrutura turística, especialmente a represa.

DT: Alguma novidade para o turismo municipal em 2016?

Paulo Dias Novaes Filho – A cidade tem um dos maiores parques de exposições da América Latina. Dentro dele existem três pistas cobertas com 6 mil metros quadrados cada uma. Por lá acontecem grandes eventos do agronegócio, exposições agropecuárias, shows e ainda tem a sede da Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM). A cidade recebe três edições de eventos envolvendo esta raça, em abril, julho e outubro e toda a rede hoteleira fica lotada.

Por toda essa infraestrutura, algo que nos faltava era um Centro de Convenções. E a novidade para 2016 é a construção de um e dentro do parque de exposições. Aliás, gostaria de mencionar que Avaré aparece em 49ª posição na pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios” elaborada com exclusividade pela consultoria Urban Systems para a revista EXAME e apresentada recentemente, um orgulho para todos nós.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade