Aeroporto de Bruxelas é reaberto gradativamente, a princípio com três voos

Continua depois da publicidade

AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sob forte esquema de segurança, o aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas, foi reaberto parcialmente neste domingo (3), para a realização de três voos “simbólicos”. A estimativa é de que será preciso vários meses para que o aeroporto volte a operar normalmente.

O terminal para embarque do aeroporto Bruxelas-Zaventem foi destruído pelo duplo atentado suicida do dia 22 de março. Uma hora depois, um kamikaze se explodiu na estação de metrô Moelbeek, no centro da capital belga. Os ataques reivindicados pelo grupo Estado Islâmico  deixaram 35 mortos e 340 feridos.

Veja também as mais lidas do DT

O primeiro voo, da Brussel Airlines com destino a Faro, foi previsto para às 13h40 pelo horário local ( 8h40 em Brasília). Na sequência, serão efetuados mais dois voos, um para Atenas e o seguinte para Turim.

Arnaud Feist, presidente do Brussels Airport, disse que os voos são “um sinal de esperança que demonstra nossa vontade e nossa força para superar este desafio e não se render”, em alusão ao terrorismo.

Devido ao reforço na segurança, inclusive para o acesso de veículos ao local, os passageiros são orientados a chegar ao aeroporto de Zaventem com pelo menos três horas de antecedência.

Aumento gradativo de voos

A partir desta segunda-feira (4), o número de trajetos será ser ampliado. Cerca de 200 voos estão previstos, incluindo de outras companhias aéreas. De acordo com a Brussel Airlines, viagens para destinos intercontinentais também estão programadas. A empresa belga estima em € 5 milhões os prejuízos diários provocados pelo fechamento do aeroporto.

Diante dos grandes estragos no terminal de embarque, onde o teto desabou e pilares e janelas ficaram destruídos, a estimativa é de que serão necessários vários meses para deixá-lo novamente operacional. Uma infraestrutura temporária com grandes tendas foi montada nos últimos dias na parte exterior.

No local, cerca de 800 passageiros podem ser registrados por hora, o equivalente a seis voos. O número correspondente a 20% da capacidade de acolhida do aeroporto em uma situação normal. “O objetivo é de ter a maior capacidade disponível para as férias do final de junho até agosto”, informou Feist.

Segundo a imprensa belga, o aeroporto poderá atingir no máximo 40% de sua capacidade normal nos três meses de verão na Europa. Só no final do ano o aeroporto poderá ter sua atividade normalizada. As medidas suplementares de segurança foram definidas na noite de sexta-feira (1) depois de uma reunião de emergência do governo com os sindicatos dos policiais, que ameaçavam fazer greve.

O aeroporto de Zaventem não é acessível por transporte público, apenas por carros particulares e táxis. A área para desembarque rápido está proibida e apenas os passageiros com passagem e documentos podem aceder, a pé, ao terminal. As bagagens são controladas antes da área para embarque.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade