Fernando Santos, presidente da Aviesp, fala ao DIÁRIO sobre o cancelamento da Feira (RETRO 2017)

Continua depois da publicidade

A 40ª AVIESP: Expo de Negócios em Turismo não será mais realizada em 2017. Foi o que comunicou ao trade e à imprensa a diretoria da entidade e o DIÁRIO entrevistou o diretor Fernando Santos. (publicado dia 15 de fevereiro)

Uma notícia que pegou o trade turístico de surpresa na quarta-feira, 14 de fevereiro, foi o anúncio oficial por parte da diretoria da Aviesp sobre o cancelamento da feira AVIESP: Expo de Negócios em Turismo em sua 40ª edição. O evento que estava marcado para os dias 30 e 31 de março só será realizado em 2018.

Na lista dos motivos listados pela entidade constam:“atual cenário econômico do Brasil e a realização simultânea de vários eventos para o trade turístico, o que pulveriza a participação dos agentes de viagens”. O DIÁRIO entrevistou o diretor da Aviesp, Fernando Santos, para saber um pouco melhor sobre a decisão sobre o evento.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO: Qual o principal motivo para o cancelamento da 40ª Aviesp?

Fernando Santos: a decisão de cancelamento da 40ª Aviesp Expo não foi tomada de um dia para o outro e nem por uma pessoa especial. Desde o final de 2016 a diretoria já estava analisando o cenário econômico atual e esperávamos que em fevereiro já teríamos uma economia melhor, mas não foi o que aconteceu. Creio que isso deva acontecer no final do segundo trimestre, em junho. Aliás a 39ª edição no Expo Dom Pedro foi um sucesso, crescemos em número de participantes e expositores. Já tínhamos já 70% de estandes vendidos.

Analisamos o cenário de eventos e fizemos duas reflexões: a primeira é de que tem uma grande parcela de agentes que não sai das agências, ou seja, muitos trabalham sozinhos e precisam vender, além de existirem mais de 10 grandes feiras de turismo no Brasil, o que pulveriza essa participação. Uma segunda análise Foi o aspecto quanto ao formato da feira, queríamos saber se o nosso era é sustentável. Sabemos que sim, mas somente feira e capacitações não são mais suficientes, apesar de já termos mais de 70% dos estandes vendidos, como comentei acima.  

DIÁRIO: Esta deliberação de unir-se à ABAV Expo não poderia enfraquecer a feira e a própria entidade?

Fernando Santos: Não. Não enxergamos desta maneira, uma vez que a AVIESP é uma entidade congênere à ABAV Nacional. Além disso, consultamos o Edmar Bull sobre nossa decisão estratégica e tivemos muito apoio. Temos um intercâmbio muito forte institucionalmente e ele nos deu verde para que o apoiássemos na realização da Expo ABAV. Todos os expositores que já tinham fechado conosco serão apresentados ao plano de participação da feira em São Paulo.

DIÁRIO: Como será o formato da edição da Feira Aviesp em 2018?

Fernando Santos: Vamos analisar bem este ano e saber quais experiências poderemos agregar no ano que vem. De qualquer forma uma coisa é certa: a edição da 40ª Aviesp Expo em 2018 terá muitas novidades e virá remodelada!

 

Veja a nota oficial da Aviesp:

A diretoria da AVIESP reunida em deliberação à realização da 40ª AVIESP: Expo de Negócios em Turismo, considerando o atual cenário econômico do Brasil e a realização simultânea de vários eventos para o trade turístico, o que pulveriza a participação dos agentes de viagens e, principalmente, para preservar o investimento dos Expositores, que ao longo destes anos sempre confiaram na gestão da Entidade, resolveu cancelar o evento em sua edição 2017.

Agradecemos ao Ministério do Turismo e a Prefeitura de Campinas pela parceria estratégica, a Azul Linhas Aéreas como transportadora oficial, a Abav Nacional e demais Entidades do setor pelo apoio institucional e a GTA pelo patrocínio do seguro agente. Em especial agradecemos aos diversos Expositores que sempre nos prestigiaram com sua presença.

Neste ano uniremos esforços na realização da Abav Expo 2017, pois sabemos da enorme importância de um evento voltado aos agentes de viagens, que proporciona capacitação e relacionamento entre estes e seus fornecedores, fomentando a cadeia produtiva do turismo.

Por fim, agradecemos aos associados pela compreensão e por se manterem firmes na linha do associativismo, apoiando as continuadas ações da AVIESP em defesa dos seus pleitos, perante todas as esferas de governo e seus fornecedores.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade