5 razões para visitar Copacabana no Verão

Continua depois da publicidade

“Existem praias tão lindas cheias de luz / Nenhuma tem o encanto que tu possuis”, assim começa “Copacabana”, um dos mais belos postais de amor em formato de canção que Tom Jobim, o pai da bossa nova, compôs em homenagem à mais espetacular praia do Rio de Janeiro. Além disso, Copacabana é também o nome dos bairro que faz fronteira com Ipanema, sobre o qual Tom Jobim também compôs e cantou.

Agências com EDIÇÃO DO DT


Copacabana é assim um dos mais prestigiados e visitados bairros do Brasil e de todo o mundo, com uma grande oferta turística, especialmente durante o verão, o carnaval e o ano novo. É aqui que é possível encontrar alguns dos mais importantes restaurantes do Rio de Janeiro e os mais confortáveis hotéis da cidade, como o Selina Hostel em Copacabana. E é também aqui que pulsa o coração do Brasil, das suas gentes, da sua identidade e da sua cultura.

Veja também as mais lidas do DT

Por isso, visitar o Brasil sem ir a Copacabana é como ir ao Vaticano e não ver o Papa. Mesmo assim, caso ainda esteja indeciso, compilámos 5 razões fundamentais para visitar Copacabana no verão e assim planear da melhor forma as suas próximas férias na Cidade Maravilhosa.

AQUI NASCEU A BOSSA NOVA

O Brasil é sinónimo de samba, mas também de bossa nova, uma das suas mais bem sucedidas exportações culturais. E, de acordo com o historiador Roy Castro, no seu livro “Chega de Saudade”, foi Copacabana o berço deste género musical tão especial. Tom Jobim, Braguinha ou João Gilberto foram os responsáveis por redefinirem o samba, na década de 50 do século passado, introduzindo aquilo que ficou conhecido como a batida diferente e apaixonando o público do mundo. Visitar Copacabana é assim mergulhar no coração da bossa nova e respirar, sentir e viver este género musical que faz parte da identidade muito própria dos brasileiros, com o seu balanço muito próprio. A bossa nova está para Copacabana assim como o jazz está para Nova Orleães ou o fado para Lisboa.

AS MELHORES VISTAS DE TODO O RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro é uma das mais belas cidades do mundo e não é por acaso que cunhou o cognome de Cidade Maravilhosa. O que poucos sabem é que é em Copacabana que se tem as melhores vistas da cidade, com a sua praia de areia branca, o mar a perder e de vista e, claro, o Cristo Redentor ao fundo, sobre o Pão de Açúcar, a abençoar todos os visitantes. A praia de Copacabana é ainda um redemoinho de atividades, com famílias a aproveitar o sol, inúmeros vendedores com a melhor street food do Brasil e muitos, mas mesmo muitos jovens a praticar desporto e atividades físicas. 

A praia de Copacabana, devido à sua geografia especial, é um local privilegiado também para eventos culturais (Crédito: Getty Images)

A MELHOR COMIDA DA CIDADE

Sendo uma cidade extremamente turística, o Rio de Janeiro tem uma vasta oferta de restaurantes, botecos e vendedores de rua. No entanto, é em Copacabana que se concentra a melhor variedade de comida de toda a cidade. Não é por acaso que a cozinha do Rio de Janeiro é motivo particular de orgulho dos locais, que têm as suas rotinas muito centradas na comida: a ida diária à padaria, o café forte e sem açúcar para ganhar energia ou um açaí delicioso para refrescar quando o calor aperta. Além disso, os churrascos são quase uma instituição brasileira, assim como a feijoada, o prato principal e a especialidade dos melhores restaurantes de Copacabana.

O BRASILEIRO É UM EXEMPLO DE BEM RECEBER

Por vezes é uma máxima tão repetida que quase se tornou num cliché, mas não há como o contornar. O brasileiro, generalizações à parte, é extremamente acolhedor e sabe receber como poucos povos no mundo. Além disso, o Rio de Janeiro, além de ser um caldeirão de culturas e afluências, é também uma cidade turística e, por isso, o saber receber faz parte da identidade dos locais. Quem chega pela primeira vez a Copacabana vai-se sentir automaticamente como parte da família e como se tivesse vivido toda a sua vida no bairro. As pessoas são sorridentes, faladoras, procuram sempre ajudar e é bem capaz de vir a forjar amizades que ficarão para toda a vida.

ASSISTA A UM ESPECTÁCULO ÚNICO EM COPACABANA

A praia de Copacabana, devido à sua geografia especial, é um local privilegiado também para eventos culturais. Não é por acaso que alguns dos mais importantes espetáculos do mundo aconteceram precisamente aí. Por isso, se tiver sorte, não deixe de aproveitar o calendário cultural de Copacabana no verão. No ano de 1994, durante o ano novo, o britânico Rod Stewart deu um concerto gratuito que juntou mais de 3,5 milhões de espectadores. Esse foi o maior concerto de música de sempre, até que, em 2006, os Rolling Stones bateram esse recorde, fazendo história com um concerto que foi imortalizado no homónimo dvd da banda. Outro evento marcante foi a célebre exposição United Buddy Bears, que atraiu mais de um milhão de visitantes a Copacabana, com 140 esculturas de ursos, cada uma com mais de 2 metros de altura, elaboradas por artistas de mais de 140 nações diferentes.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade