50 maravilhosos tons de rosa – por Werner Schumacher*

Em francês rosé, rosatto em italiano, pink em inglês, rosado no espanhol e rosê por aqui ou rosado, as nuances são muitas e fazem esses vinhos serem tão agradáveis e divertidos.

A tonalidade rose, tanto na moda, como no vinho, é perfeita para transmitir leveza e elegância, mas não pense que ela é apenas pastel, pode ter um tom brilhoso como o rose gold.

A cor rose é considerada neutra, e representa serenidade e equilíbrio, transmite calma e paz, transita entre o estilo feminino e masculino, é democrática e porque não sexy e romântica e tudo isto acompanha este maravilhoso vinho.

O ritual de degustação geralmente começa com a observação da cor de um vinho. A visão é mesmo o primeiro contato do provador com o vinho, a primeira impressão, a primeira sensação. Ver torna-se fundamental no caso dos vinhos roses porque a sua gama de cores é muito variada.

As nuances de um vinho Rose (https://centredurose.fr/nuanciers-vins-roses/)

Mais claros

Um gradiente de cor, dependendo da origem geográfica, pode ser estabelecido de norte a sul, assim como em escala global. Os vinhos Rose mais pálidos estão geralmente localizados nas áreas mais ao norte, mas não é regra geral.

Mas a etapa chave no controle da cor continua sendo as modalidades de contato entre a pele e o suco (duração, temperatura, ação mecânica, para os três fatores mais influentes).

Nos últimos dez anos ou mais, os roses têm se tornado cada vez mais claros e às vezes até se destacam como uma garantia de qualidade. Sob pressão de distribuidores e consumidores, muitos produtores ajustaram a cor de seus vinhos roses para se aproximarem da cor dos vinhos da Provença, por exemplo.

Este é um risco real para a diversidade regional e o desafio para a indústria nos próximos anos será dar a cada rose a sua identidade, dependendo da sua região.

Na verdade há mais de 140 tonalidades diferentes de rosa, “La vie en rose”. Aventure-se e as descubra.

Vale dos Vinhedos, 09/09/2020


*Werner Schumacher estudou Economia na PUC/RS e é um dos responsáveis pela profissionalização da vitivinicultura no Brasil.


 

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Emirates mantém ajuda a Beirute e conta com a generosidade de seus clientes

DIÁRIO com agências Em nota, a empresa aérea informa que as contribuições chegam de clientes da Emirates do mundo todo, em dinheiro ou milhas Skywards,...

IATA altera para baixo sua previsão de tráfego aéreo para 2020

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alterou para baixo sua previsão de tráfego para 2020, refletindo uma recuperação mais fraca do...

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália para participar da Convenção Anual da AEB SPA, empresa de produtos enológicos, na época...

Instituto da Transformação Digital lança programa ITD Partners

No próximo dia 2 de outubro o Instituto da Transformação Digital lança o programa ITD - Partners. DIÁRIO com agências O evento, obviamente digital, acontecerá em...

E-book detalha informações sobre recuperação judicial de empresas

Informações relevantes sobre as medidas necessárias e exigidas por lei em relação à retomada de negócios, principalmente, no atual cenário econômico imposto pela pandemia...

Harvard: máscaras faciais usadas durante toda a viagem oferecem grande proteção contra a COVID-19

As máscaras faciais são parte essencial de uma estratégia em múltiplas frentes para manter os clientes seguros e reduzir a transmissão de COVID-19 durante...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat