50 maravilhosos tons de rosa – por Werner Schumacher*

Continua depois da publicidade

Em francês rosé, rosatto em italiano, pink em inglês, rosado no espanhol e rosê por aqui ou rosado, as nuances são muitas e fazem esses vinhos serem tão agradáveis e divertidos.

A tonalidade rose, tanto na moda, como no vinho, é perfeita para transmitir leveza e elegância, mas não pense que ela é apenas pastel, pode ter um tom brilhoso como o rose gold.

A cor rose é considerada neutra, e representa serenidade e equilíbrio, transmite calma e paz, transita entre o estilo feminino e masculino, é democrática e porque não sexy e romântica e tudo isto acompanha este maravilhoso vinho.

Veja também as mais lidas do DT

O ritual de degustação geralmente começa com a observação da cor de um vinho. A visão é mesmo o primeiro contato do provador com o vinho, a primeira impressão, a primeira sensação. Ver torna-se fundamental no caso dos vinhos roses porque a sua gama de cores é muito variada.

As nuances de um vinho Rose (https://centredurose.fr/nuanciers-vins-roses/)

Mais claros

Um gradiente de cor, dependendo da origem geográfica, pode ser estabelecido de norte a sul, assim como em escala global. Os vinhos Rose mais pálidos estão geralmente localizados nas áreas mais ao norte, mas não é regra geral.

Mas a etapa chave no controle da cor continua sendo as modalidades de contato entre a pele e o suco (duração, temperatura, ação mecânica, para os três fatores mais influentes).

Nos últimos dez anos ou mais, os roses têm se tornado cada vez mais claros e às vezes até se destacam como uma garantia de qualidade. Sob pressão de distribuidores e consumidores, muitos produtores ajustaram a cor de seus vinhos roses para se aproximarem da cor dos vinhos da Provença, por exemplo.

Este é um risco real para a diversidade regional e o desafio para a indústria nos próximos anos será dar a cada rose a sua identidade, dependendo da sua região.

Na verdade há mais de 140 tonalidades diferentes de rosa, “La vie en rose”. Aventure-se e as descubra.

Vale dos Vinhedos, 09/09/2020


*Werner Schumacher estudou Economia na PUC/RS e é um dos responsáveis pela profissionalização da vitivinicultura no Brasil.


 

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade