Acidentes aéreos diminuem e têm menor registro desde 2010

Continua depois da publicidade

Agências com Edição do DT

O número de acidentes aeronáuticos ocorridos na aviação geral no Brasil em 2015 foi o menor registrado dos últimos cinco anos, informou hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As informações — que consideram dados da aviação geral, exceto aeronaves experimentais — mostram que, no ano passado, ocorreram 117 acidentes em todo país, envolvendo aeronaves nacionais e certificadas pela agência. Trata-se do menor registro desde 2010, quando ocorreram 99 casos.

Mas nenhum desses acidentes envolveu em 2015 a aviação comercial regular. “Esse é um dos indicadores que mais recompensam o trabalho da agência, pois reflete a qualidade das ações que vem sendo desenvolvidas na Anac”, disse o diretor-presidente do órgão, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

Veja também as mais lidas do DT

O índice apresentado em 2015, de 117 acidentes, é 15,82% menor do que os dados registrados em 2014, com 139 acidentes. Comparado com o ano de 2012, com 175 acidentes, a redução em 2015 foi maior que 33%.

O total de acidentes aeronáuticos com fatalidades ocorridos no Brasil em 2015 também apresentou redução. Foram 26 acidentes com fatalidades no ano passado, contra 28 registrados em 2013.

A análise dos indicadores de acidentes da Anac é feita com base nos dados fornecidos pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica.

Em números absolutos, o Nordeste foi a região que apresentou o menor índice de acidentes em 2015, com 12 registros. Na sequência, apareceu a região Norte, com 15 acidentes, seguido pelo Sul, com 25, o Centro-Oeste, com 26, e, por fim, a região Sudeste, com 39 acidentes, o maior número.

Em relação à quantidade de vítimas fatais decorrentes dos acidentes aeronáuticos, a região Norte é a que apresenta o menor índice, com 3 fatalidades, seguida pelas regiões Nordeste e Sul, com 4 óbitos cada. A região Centro-Oeste apresentou 7 fatalidades, seguida pela região Sudeste, com 8 mortes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade