Aeroporto Internacional de Florianópolis é inaugurado e começa operações na terça-feira (1º)

A Floripa Airport realizou na noite do último sábado (28) a cerimônia oficial de inauguração do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz. A novíssima infraestrutura, quatro vezes maior que a atual, entra em operação na próxima terça-feira, dia 1º de outubro.

por Jefferson Severino (jornalista parceiro do DIÁRIO)
__________________________
Participaram do evento cerca de 500 pessoas, entre elas executivos do Grupo Zurich Airport, autoridades, convidados e colaboradores da Floripa Airport. Após uma visita pelo novo terminal, a cerimônia começou por volta de 19h, com um espetáculo de dança, criado exclusivamente para o aeroporto de Florianópolis.
Em sua apresentação, o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert, mostrou os atributos que elevam o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis a um padrão internacional de qualidade, entre eles um sistema automatizado de despacho de bagagens (BHS), que duplica a capacidade de processamento de bagagens em relação ao sistema atual, Construção da taxiway paralela à pista principal, que aumenta em 47% a capacidade de pousos e decolagens; Terraço panorâmico aberto ao público (único aeroporto no Brasil com o espaço); 13 portões de embarque (o antigo terminal tem 6), entre outros serviços.
“Meu desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirmou Tobias Markert, CEO da Floripa Airport (Crédito: Jefferson Severino)
“Nós estamos orgulhosos do novo terminal. Mas nós não construímos o aeroporto para nós, mas para as pessoas. O nosso desejo é que todas as pessoas de Santa Catarina também sintam orgulho do novo aeroporto”, afirma Tobias Markert, CEO da Floripa Airport.
O hino nacional brasileiro foi executado pelo quinteto de cordas da Camerata Florianópolis e o hino da Suíça, pela cantora suíça, Eliana Burki, que também fez o show de encerramento da cerimônia.
Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar.

O PRIMEIRO DIA DE OPERAÇÃO

O novo aeroporto estará aberto para receber os passageiros a partir da 1h, do dia 1 de outubro, próxima terça-feira. O primeiro voo a decolar do novo terminal é o JJ9046, às 4h, com destino a Guarulhos. O primeiro pouso é o voo AD5365, às 5h55, proveniente de Chapecó. No total, 82 voos estão previstos para o primeiro dia de operação no novo terminal. A última operação no terminal antigo ocorrerá às 00h50min, com o pouso do voo AD2786, vindo de Viracopos (SP). A desmobilização das atividades do terminal antigo ocorre, gradualmente, ao longo do dia 30/09, com transferência de mobiliários, encerramentos das atividades de cias aéreas, comerciais e da Floripa Airport e o deslocamento das aeronaves do pátio antigo para o novo.
A ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar (Crédito: Jefferson Severino)
  • O endereço do novo aeroporto é Rodovia Acesso ao Aeroporto, 6.200, Bairro Carianos, e ele já pode ser usado nos aplicativos de transporte.

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial