Air France-KLM apresenta seu relatório de sustentabilidade de 2019

Continua depois da publicidade

Depois de atingir suas metas para 2020 antes do previsto, em 2019 a Air France-KLM estabeleceu novas metas ambiciosas para reduzir sua pegada de carbono até 2030, entre as muitas: redução de 50% nas emissões de CO2 por passageiro/km em relação com os níveis de 2005, redução de também 50% sobre 2011 no uso de materiais que geram lixo não-reciclável e emissão zero nas operações de solo.

A transformação do Grupo Air France-KLM após a crise mundial do Covid-19 envolve a aceleração de suas metas ambientais para o seu próprio futuro e para o futuro de toda a indústria.

“Gostaria de agradecer a todos os 83.000 funcionários do Grupo Air France-KLM”, disse Benjamin Smith, CEO. “Por meio de suas gestões ambiental e social, fomos capazes de atingir nossas metas ambientais de 2019. A crise do Covid-19 é um catalisador para acelerar a transformação da aviação civil e apresenta uma oportunidade para fortalecer ainda mais nosso compromisso de longa data de fazer a transição para um futuro mais sustentável, pois procuramos encontrar um equilíbrio ecológico e econômico. Nossa prioridade é recuperar nossa competitividade em um mundo profundamente alterado, mas também reafirmar nossa liderança na transição sustentável de nosso setor”, completa.

Veja também as mais lidas do DT

Reduzindo emissões de carbono, combustível sustentável (SAF) e compensação

A Air France assumiu o compromisso de compensar todos os voos domésticos, que totalizava 450 voos diários, transportando 57.000 clientes diariamente. A companhia é uma das primeiras do mundo a compensar as emissões geradas por seus voos domésticos.

A KLM, a Thalys e a NS uniram forças no ano passado para substituir voos de curta-distância por ligações ferroviárias internacionais. A primeira operação que a KLM pretendia remover de sua programação de voos e substituir por um serviço de trem foi entre Amsterdã e Bruxelas. Isso foi planejado para o final de março de 2020.

O combustível sustentável de aviação é essencial para reduzir as emissões de CO2 em nosso setor. Portanto, é um dos pilares mais importantes na estratégia da Air France-KLM, bem como da indústria da aviação como um todo. Ao contrário de outras formas de transporte, a aviação ainda não dispõe de alternativas suficientes aos combustíveis fósseis e, além disso, não estão previstas tecnologias inovadoras para a aviação comercial nas próximas décadas.

A Air France e a Shell assinaram um memorando de compromisso que confirma o objetivo de abastecer os voos da companhia aérea partindo de São Francisco com uma mistura de combustível convencional e sustentável para a aviação a partir de 1° de junho de 2020.

No ano passado, a KLM comprou 6.911 toneladas de combustível sustentável de aviação (SAF), líder do mercado em compra e uso desse tipo de combustível. A aérea holandesa ainda anunciou sua participação na construção da primeirfábriceuropeidSAem parceria com a SkyNRG. Isso permitirá que a KLM aumente seu uso de combustível sustentável em um futuro próximo. Novos parceiros também aderiram ao Programa Corporativo de Biocombustível da KLM: Microsoft, SHV Energy e Neste.

Na KLM, graças ao programa de compensação CO2ZERO, a viagem de 175.000 passageiros foi neutra em carbono no ano passado, o dobro em relação a 2018. Isso permitiu o plantio de 680 hectares de floresta tropical no Panamá.

A Air France compensou proativamente 100% das emissões de CO2 geradas por seus voos domésticos – em cooperação com seu parceiro EcoAct, essa compensação assume a forma de participação em projetos certificados internacionalmente e traz benefícios significativos para a população local, para apoiar reflorestamento, preservar florestas e biodiversidade, além de desenvolver energias renováveis. Dois dos projetos ficam no Brasil, que foram escolhidos por votação pelos clientes da companhia pelo mundo.

A Air France ainda oferece o programa TrianTree, em parceria com a associação A Tree for You, que reúne, em total transparência, doadores e projetos de plantio de árvores de todo o mundo. Ao comprar uma passagem aérea, os clientes podem ajudar o planeta fazendo uma doação, do valor que preferir, para financiar um dos projetos de plantio de árvores apoiados.

Aeronaves: chegadas e partidas
A renovação da frota contribuiu substancialmente para resultado de 2019, com um impacto positivo na pegada ambiental. O Grupo Air France-KLM recebeu 22 novas aeronaves – mais silenciosas e com menor consumo de combustível. Entre os modelos recebidos, os Boeing 787-10 e o 787-9 Dreamliner para a KLM e os Airbus A350 para a Air France.

As companhias ainda esperam receber mais aeronaves dos pedidos de A350 e os novos A220 para a Air France. A KLM receberá os B787-9 e -10 e os Embraer 195 E2.

A crise do COVID-19 também antecipou a retirada de aeronaves menos adequadas ao roteiro ambiental, prioritário para as companhias – as aeronaves mais poluentes, Airbus A380 e Airbus A340 na Air France e Boeing 747 na KLM foram aposentadas gradualmente.

Voar com Responsabilidade
Em junho de 2019, a KLM lançou a FlResponsibl(Voar com Responsabilidade em tradução literal) como parte de seu compromisso contínuo de garantir um futuro mais sustentável para a aviação. A Fly Responsibly abrange tudo o que a KLM está fazendo, e fará, para tornar suas atividades mais sustentáveis ​​e se baseia em três pilares estratégicos: Reduzir, Substituir, Compensar.

Em uma carta aberta publicada em todo o mundo em 2019, a KLM convidou as partes interessadas do setor de aviação a unir forças para desenvolver soluções sustentáveis ​​para o setor. Sob a bandeira Fly Responsibly, a KLM convidou – e continua – outras companhias aéreas, parceiros, clientes e funcionários a usarem os projetos e recursos de sustentabilidade da companhia e compartilharem suas ideias e experiências com em troca.

Reduzindo o volume de resíduos
Como fornecedor de transporte, podemos ser um catalisador na cadeia de valor, adquirindo produtos mais sustentáveis e produzidos circularmente. Todos podem reciclar, produzir menos desperdício e adotar boas práticas. No centro desse compromisso estão os “quatro Rs” da economia circular: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Nossa ambição é levar a sustentabilidade em consideração em todas as fases do ciclo de vida de nossos vários produtos e serviços. Isso começa com o design e abrange todos os outros processos ao longo do caminho.

Tanto a Air France quanto a KLM estabeleceram uma meta de redução de 50% de resíduos residuais (resíduos não reciclados das atividades na cabine e no solo) até 2030 em comparação a 2011. Em 2019, o Grupo reduziu os mesmos em 31% em comparação com 2011.

A Air France eliminou 210 milhões de itens de plástico de uso único até o final de 2019, que foram substituídos, em todos os voos, por alternativas mais sustentáveis, feitos de bio-materiais em vez de itens descartáveis de plástico geralmente distribuídos a bordo. Tal medida representou 1.300 toneladas de plástico que não foram usadas pela companhia.

A KLM também está investindo em outras ideias inovadoras, como reciclar diferentes tipos de itens, como transformar garrafas PET em filamentodimpressora3para fazer ferramentas de reparo e manutenção de aeronaves.

Flying V
A KLM também contribuiu para a pesquisa de um projeto inovador de aeronave, chamado FlyinV, em parceria com a Universidade de Tecnologia de Delft. Esse conceito representa uma abordagem totalmente nova para o design de aeronaves, o que tornará as operações de voo de longa-distância muito mais sustentáveis​​no futuro

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade