Airbnb: de inimigo à melhor amigo dos hoteleiros

Continua depois da publicidade
RETRÔ 2018 – Publicado dia 16 de fevereiro
Por Fernanda Mangini* –

Semana passada, o Airbnb voltou a ser pauta dos assuntos favoritos das rodas de discussão de hoteleiros, quando anunciou a parceria com um channel manager (Site Minder) para vender, formalmente, quartos de hotel.

Digo “formalmente”, pois não é raro encontrarmos, junto às casas e apartamentos oferecidos por particulares no site do Airbnb, a oferta de quartos de hotéis e pousadas.

A parceria com um channel manager muda oficialmente a posição do Airbnb de “concorrente dos hotéis” para um canal de distribuição, colocando em xeque, um grande paradigma na indústria hoteleira (e uma muleta, para justificar resultados ruins do setor), a de que o Airbnb é uma ameaça aos hotéis.

Veja também as mais lidas do DT

O melhor de tudo: de acordo com publicações em sites de notícias internacionais, a empresa cobrará comissões muito menores do que a das OTAs, entre 3% e 5%, o que é maravilhoso para os hoteleiros!

Agora fica a pergunta: como as associações hoteleiras se posicionarão a esta notícia?!? Será que, com esta movimentação, ainda continuarão pegando pesado com o Aibnb?!?!

Ou será que identificarão no Airbnb um poderoso aliado capaz de ajudar a flexibilizar suas negociações com as OTAs e Operadoras, reduzindo também a força dos monopólios?!?!

Infelizmente, sabemos que lamentar-se e arrumar desculpas é algo comum em nosso mercado, portanto, a única coisa que, de verdade, espero que não aconteça, é que hoteleiros e OTAs se tornem melhores amigos desde a infância, e comecem a afogar suas mágoas de mãos dadas, criticando as ações “irresponsáveis” de seu desafeto em comum e reclamando das injustiças da vida…

O lançamento oficial da integração Airbnb + Site Minder está previsto para Março e não será exclusiva, ou seja, podemos esperar que outros channels managers, CRSs e PMSs se integrem diretamente à plataforma do Airbnb.

Mas essa questão é apenas técnica e não deveria ser a notícia mais importante. O fato é que o Airbnb está abrindo os braços para acolher e fazer as pazes com os hoteleiros do mundo todo.

Resta saber como o mercado hoteleiro, digo, as associações, se posicionarão diante deste novo cenário. Está mais do que na hora de expandirmos nossa consciência e pensarmos nas infinitas possibilidades que estão ao nosso alcance.

Até o próximo post!

Contatos

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade