Rede de relacionamento com benefícios aos usuários e estudo inédito foram os destaques da Alagev no segundo dia do LACTE 14
Edição do DIÁRIO
A Alagev – Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, divulgou, durante o segundo dia do LACTE 14, a Pesquisa Conjuntural de Viagens Corporativas (PCVC), lançada de forma inédita pela associação. Além do estudo, a associação aproveitou a ocasião para o lançamento da rede de relacionamento “Mundo Alagev” e do white paper “Gestão de viagens e mobilidade”, o primeiro de uma série.
A pesquisa traz dados econômicos sobre o desempenho do setor. Em 2018, o mercado de eventos e viagens corporativas faturou R$ 67,3 bilhões (atualizado até novembro de 2018), um crescimento de 0,4% em relação a 2017. Este é o segundo ano consecutivo com variação positiva, porém, o nível de atividade atual está 13,3% abaixo do faturamento de 2014, R$ 77,7 bi, o melhor ano da série histórica, iniciada em 2011.
De acordo com Eduardo Murad, diretor-executivo da Alagev, a recuperação lenta era esperada. “O desempenho do primeiro semestre do ano foi negativo em 2,1%. E isso ocorreu, entre outros fatores, especialmente pela decepção dos empresários frente à inviabilidade da reforma da previdência e greve dos caminhoneiros ocorrida em maio passado. Já no segundo período do ano, o resultado foi positivo em 3%, puxado principalmente nos últimos três meses do ano, que teve crescimento de 3,5%”, disse.
Veja também as mais lidas do DT
Crescimento em 2019
Para 2019, o estudo aponta um crescimento de 4,2%, o que eleva a expectativa o faturamento a R$ 70,16 bilhões de reais. O levantamento foi realizado em parceria com a professora e pesquisadora da Universidade de São Paulo, Mariana Aldrigui, que fez as análise dos dados com base nos dados da Pesquisa Anual e Mensal de Serviços, do IBGE.
Outra novidade apresentada no LACTE 14 foi a rede de relacionamento Mundo Alagev, uma plataforma interativa que utiliza como base o gamification e dá benefícios aos participantes que interagem e cumprem as missões propostas.
Outro destaque da agenda do dia foi lançamento do white paper “Gestão de Viagens e Mobilidade”, em parceria com a Movida, Kontic e Avianca, que traz insights importantes de como essa indústria inova e melhora a qualidade e a experiência do viajante, ou ainda, como é possível implementar práticas mais assertivas que auxiliem o perfil do viajante corporativo – este será o primeiro de uma série que será desenvolvida pela associação.