Férias no exterior? Saiba como economizar com uma conta global em dólar

Continua depois da publicidade

Além da economia, a conta internacional traz mais segurança e praticidade para os viajantes

O planejamento de uma viagem para o exterior também envolve pesquisar sobre a compra de moeda estrangeira e qual a melhor opção entre espécie, cartão ou conta global. Além de pensar na economia, quem planeja uma viagem para fora do país também precisa levar em consideração a segurança e a facilidade da opção escolhida.

Segundo Fernando Cesário, diretor de banking da Nomad, fintech que permite aos brasileiros a abertura de conta-corrente e investimentos em um banco norte-americano de forma 100% digital, a opção de uma conta global consegue unir todos esses benefícios. “Os usuários economizam até 10% nessa modalidade em comparação com o cartão de crédito internacional”, explica.

Veja também as mais lidas do DT

Na conta da Nomad, por exemplo, que oferece ao usuário um cartão de débito internacional, é cobrado apenas 1,1% de IOF, até 2% de spread, e é utilizado o valor do dólar comercial nas transações. Já com um cartão de crédito internacional, normalmente o brasileiro gasta entre 4% e 7% de spread e 6,38% de IOF, e a compra da moeda em espécie, apesar de ter um IOF menor do que no cartão de crédito, é realizada com o dólar turismo, o que também acaba não valendo a pena. Além disso, ninguém quer sair por aí em um país extrangeiro carregando uma grande quantia de dinheiro no bolso.

“Além da economia, uma conta global traz diversos outros benefícios e diferenciais, como a segurança, afinal nenhum turista deixa seu hotel sabendo exatamente o quanto vai gastar, principalmente aqueles que estão conhecendo um país pela primeira vez. Por isso, caso seja necessário realizar um saque de dinheiro em espécie, ele pode ser feito, sem custo adicional, em qualquer ATM no exterior que aceite a bandeira Mastercard, só nos Estados Unidos são mais de 50 mil ATMs” explica o executivo da Nomad.

Os brasileiros conseguem abrir a conta-corrente na Nomad de forma totalmente online, sem taxas de abertura ou manutenção. Realizada a abertura, a fintech oferece acesso imediato a um cartão de débito internacional, garantindo a segurança também com um cartão virtual gratuito, que pode ser associado às carteiras digitais de smartphones. E apesar de ser uma conta em dólares americanos, o cartão de débito da Nomad é aceito em mais de 50 países.

O melhor momento para comprar o dólar

Saber quando é o melhor momento para comprar o dólar também é uma dúvida bastante comum entre os viajantes. Principalmente nos períodos de alta volatilidade, a procura por atualizações nas cotações diárias é recorrente entre aqueles que planejam ir para o exterior. De todo modo, sabemos que existe muita especulação com relação ao dólar e para onde ele deve ir nos próximos meses. Entretanto, um fato que tem se comprovado ao longo dos anos é que a especulação – na maioria das vezes – não acerta seus alvos.

“Se olharmos para uma linha do tempo histórica, será possível destacar períodos em que o dólar ficou mais volátil e imprevisível nas suas cotações, não coincidentemente, na maioria das vezes, esses momentos tiveram grande influência política. Neste ano, por exemplo, por conta das eleições presidenciais, temos pela frente momentos de grande volatilidade, sendo imprevisível prever em qual valor a moeda americana deve terminar esse semestre”, explica Cesário.

Por isso, o ideal para quem tiver tempo de se planejar é utilizar a estratégia de “preço médio”, com a compra mensal do dólar, a fim de buscar um equilíbrio entre as cotações mais altas e baixas e com isso se proteger de grandes altas futuras. “Com a conta global da Nomad também é possível investir em dólar por meio de carteiras de investimentos inteligentes e deixar o dinheiro rendendo enquanto a viagem não chega” finaliza Cesário.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade