41º Congresso Anual de Turismo Achet debate os novos rumos do turismo chileno

Continua depois da publicidade

Principal encontro da indústria de turismo do Chile, evento reúne mais de 200 profissionais em ampla programação que se estenderá até o dia 22 de outubro na cidade de Castro, província de Chiloé, no sul do país. “O turismo chileno vive um momento de inflexão”, destaca a subsecretária de turismo do Chile Mónica Zalaquett

    ZAQUEU RODRIGUES

    __________________

 

Veja também as mais lidas do DT

41º ACHET – O turismo de aventura é a principal porta de entrada para os turistas estrangeiros que desembarcam no Chile. O país latino, no entanto, reúne atrativos que vão muito além desse perfil consagrado.

O Chile vive um momento de inflexão em seu turismo, diz a subsecretária de turismo do país, Mónica Zanaquett. “Somos muitos destinos e precisamos mostrar isso ao mundo”, ressaltou ela no 41º Congresso de Turismo Achet.

Essa diversidade pouco conhecida está na essência da Ilha Chiloé, localizada na região de Los Lagos, ao Sul do País, e destino escolhido para sediar esta edição do evento, que reúne 200 profissionais da indústria de turismo nacionais e estrangeiros.

A região, lembra o presidente da Achet Guilherme Correa, possui um grande potencial turístico e será valorizada pelo legado do evento. “Los Lagos possui muitas belezas, como vulcões imponentes, uma história muito rica e tradições que vão da gastronomia ao artesanato que encantam chilenos e estrangeiros”, diz.

O compromisso com o desenvolvimento do destino teve início antes da inauguração do evento, destaca Guilhermo. “O legado é um dos principais objetivos do Congresso e começou com a capacitação de 60 profissionais – de hotéis, bares, restaurantes, cafeterias – para impulsionar o turismo de Chiloé”.

O atual panorama do turismo chileno impõem uma série de desafios que precisam ser superados para que o setor se desenvolva, considera Guilhermo. “Um dos maiores desafios hoje é a formalização das operadoras de viagens informais, pois prejudicam muito o país”.

Nesses dias de evento, a Achet cumprirá a sua vocação, afirma o seu presidente. “Por meio de painéis, palestras e seminários iremos trazer à tona os temas mais relevantes na agenda do turismo nacional. Hoje, para se ter uma ideia, mais de 90% dos chilenos percebem que o turismo é o principal meio para melhorar a qualidade de vida em nosso país”.

Juan Eduardo Vera (prefeito de Castro, cidade sede do Achet 2019), Mónica Zalaquett (subsecretária de turismo do Chile) e Guilhermo Correa (presidente da Achet) (Foto: Zaqueu Rodrigues)

O prefeito da cidade de Castro, Juan Eduardo Vera, afirma que o número de turistas em Chiloé está em pleno crescimento. “É uma ampliação contínua e diversificada. Hoje temos mais de 2.500 mil camas e uma média de 35 mil visitantes por ano. E irá crescer, pois a região tem um grande potencial”.

Juan destaca que o turismo é prioridade em sua gestão. Os investimentos miram os pequenos empreendedores para que a região possa se desenvolver de maneira sólida, sustentável e, principalmente, valorizando a identidade da região. “As nossas igrejas são patrimônios universal”, avisa ele.

Ainda segundo o prefeito, a Ilha receberá, em breve, uma ampla renovação em sua estrutura turística, e grandes obras para melhorar os acessos tanto por terra quanto por mar. A ilha tem brilhado aos olhos dos europeus e a previsão é que se torne uma rota destacada de cruzeiros marítimos.

Em clima de celebração, corte da fita oficializou, na noite de sábado 19, a inauguração do 41º Congresso Anual de Turismo Achet (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Nas palavras da subsecretária de turismo do Chile, a ilha de Chiloé tem todas as características principais para se tornar um destino de ponta. “Tem beleza natural, patrimônios, cultura e histórias”, afirma ela, justificando porque Chiloé foi escolhida como novo destino a ser trabalhado internacionalmente pelo governo chileno.

Para trabalhar todos os seus destinos, o Chile lançará em dezembro o programa Chile Travel, que concentrada todas as informações necessárias para que os turistas estrangeiros se movimentem no país. “A digitalização do setor de turismo é fundamental e todos, grandes e pequenos empreendedores, precisam incorporar a tecnologia em todo o processo”, conclui Mónica.

*O Jornalista Zaqueu Rodrigues viajou à Chiloé a convite da Achet

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade