Alunos No Comando do Desafio Senac: educação e capacitação que fazem a diferença

Continua depois da publicidade
Das nove edições do Desafio Senac: Alunos no Comando o  DIÁRIO DO TURISMO nunca deixou de participar dada a sua importância no contexto da hotelaria nacional. Nesta edição, que acontece de 23 a 25 de outubro no Grande Hotel São Pedro, no interior paulista, não será diferente, embora a edição seja híbrida sem a presença da imprensa especializada. Resolvemos, mesmo assim, produzir uma matéria dedicada sobre o importante acontecimento que une profissionais e alunos em um único objetivo: a excelência na hospitalidade.
REDAÇÃO DO DIÁRIO (por Paulo Atzingen)

Com gestão remota e atividades presenciais e on-line, os alunos do Centro Universitário Senac mais uma vez comandam a 9ª Edição do Desafio Senac: Alunos no Comando. Conversamos com um dos coordenadores do evento, Marcelo Traldi Fonseca.

Segundo ele, que é professor do bacharelado em Hotelaria do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, o formato híbrido é desafiador já que demanda novas adaptações e novos comportamentos tanto dos funcionários do hotel, quanto dos alunos.

“Por se tratar de um projeto que demanda quase oito meses de trabalho, os primeiros alunos começaram o processo seletivo para Gerente Geral no início de março e já vislumbramos a possibilidade de realizar o processo à distância”, adianta Marcelo ao DT.

Veja também as mais lidas do DT

Ele explica que isso serviu para que os alunos pudessem desenvolver uma série de habilidades e competências que foram muito positivas para o desenvolvimento profissional e pessoal.

“Todo o processo seletivo das equipes (gestores, assistentes e grupo operacional) foi desenhada e executada em padrões remotos, com apoio das professoras do curso de Recursos Humanos”, reforça o educador.

“As definições do cardápio dependiam de como seriam os protocolos de serviço para saber se desenvolveríamos preparações para buffet ou à la carte empratado” (Crédito: ANC 2019)

Desenho do evento

Marcelo adianta que o desenho das atividades a serem desenvolvidas durante o final de semana do Alunos no Comando foi considerando duas hipóteses: a primeira que haveria atividades com novos protocolos e a segunda que seria em um formato híbrido.

“Um elemento muito interessante nesta edição foi que os alunos puderam acompanhar as definições dos novos protocolos a serem implantados nos hotéis, pois, enquanto desenhavam as atividades, precisavam fazer as adaptações a este novo cenário”, esclarece.

Um dado importante levantado pelo DT é que os alunos participaram ativamente da implantação dos novos protocolos para COVID-19, ao mesmo tempo que vivenciaram as incertezas que toda a área de hospitalidade enfrentou (e enfrenta). “Eram muitas dúvidas, do tipo: estaríamos em operação na época do evento, qual seria a ocupação permitida, teríamos hóspedes ou não (pois muita gente estava com medo de sair de casa), se poderíamos estar presentes (alunos e professores), se as atividades de lazer e eventos estariam permitidas, entre tantas outras que vivenciamos”, enumera Marcelo.

Alunas no Comando, na edição de 2017 (Crédito: DT)

Cardápio e check’in

“Assim, as definições do cardápio dependiam de como seriam os protocolos de serviço para saber se desenvolveríamos preparações para buffet ou à la carte empratado. Os processos de check-in e check-out também dependiam das definições destes protocolos, assim como das atividades de lazer e eventos”, detalha o professor.

Para esta edição, a expectativa dos organizadores é muito boa. Temos certeza que este formato híbrido trará novas possibilidades de interação com hóspedes e até mesmo com quem não estará hospedado, mas estará conosco por meio da “Home Experience”, que também foi criada e desenvolvida pelos alunos”, conclui.

Com a participação de 17 alunos gestores e 6 alunos do Grupo Operacional, o 9º Desafio Senac – Alunos no Comando terá o acompanhamento de 12 professores, 8 gestores do Hotel Escola, além dos dois coordenadores do projeto, Marcelo Traldi e Marcia Akemi.

Alunas no Comando (Edição 2016): Juliana Prado, Mariana Clemente e Mariana Gotardo. (Foto: DIÁRIO)

 

Home Experience

Para quem preferir desfrutar do evento em casa, a equipe gestora criou o inédito pacote especial Home Experience, que está à venda por meio do site http://www.boxalunosnocomando.com.br/produto/264857/box-alunos-no-comando .

A caixa acolherá produtos para curtir um café da manhã inspirado no Grande Hotel São Pedro, com insumos de produtores locais: mel (Mbee), café (Senhor Espresso) e suco (Vinícola Davo). Além disso, ainda haverá o drinque Negrone de Café, cuja receita é inspirada no tema do evento, e um espumante.

Outra atração exclusiva do Home Experience é o Encontro com o chef do Grande Hotel São Pedro, que ensinará o preparo do prato exclusivo (obs.: os clientes receberão com antecedência a lista de compras e a indicação de produtores para adquirir os insumos).

https://diariodoturismo.com.br/quando-o-desafio-senac-alunos-no-comando-se-transforma-em-trabalho/


Serviço:

Desafio Senac: Alunos no Comando

Data: 23 a 25 de outubro – sexta a domingo

Local: Grande Hotel São Pedro – Hotel-escola Senac (Pq. Doutor Octávio de Moura Andrade, s/n, Águas de São Pedro)


 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade