Andrea Shung, representante de Taiwan no Brasil, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Durante a WTM – World Travel Market, que aconteceu entre 22 e 24 de abril em São Paulo, o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Andrea Chung, representante deste destino asiático no Brasil. Andrea, que já morou muitos anos na ilha de Taiwan, falou de algumas curiosidades do lugar: “Taiwan fica a cerca de 180 quilômetros da costa sudeste da China, e tem uma área de cerca de  35 mil quilômetros. É uma região belíssima, de muitas montanhas como a montanha Yu Shan, com 3 952 metros”, disse. “Mas o país não é só natureza, nossa economia é muito diversificada e a tecnologia e o turismo são carros chefes. O país inteiro tem Wi-Fi ao ar livre”, adiantou ao DT. Acompanhe entrevista:

DIÁRIO – Andrea, me fale sobre a sua experiência em Taiwan.

ANDREA SHUNG – Sou Taiwandesa. Vim pequena para o Brasil e, desde então, me apaixonei pelo turismo e não saí mais. Estou há 30 e poucos anos no turismo, começando com a experiência de representação com a própria linha aérea de Taiwan, há dois anos, Taiwan resolveu buscar um mercado novo e mostrar que é um país que tem de tudo, um lugar muito exótico, com mar, montanha, culinária, cultura. Você não precisa viajar muito tempo para conhecer um lugar, se descolar, porque é uma ilha pequena. Taiwan tem uma estrutura muito boa. O país inteiro tem Wi-Fi ao ar livre. Se você está em uma praça pública você pode acessar o Wi-Fi, ter acesso à informação sobre onde você está, a que distância está o museu que você quer visitar, qual é a condução. Em termos de tecnologia, o país é muito avançado.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Está na representação há quanto tempo?

ANDREA SHUNG – Faz dois anos.

DIÁRIO – E os voos para lá?

ANDREA SHUNG – Nós temos no Brasil duas companhias aéreas bem conceituadas recentemente abriram o destino Taiwan. A Emirates começou em fevereiro de 2014 (Rio-Dubai-Taipei, ou SP-Dubai-Taipei) e a Turkish começou agora em março (SP-Istambul-Taipei).

DIÁRIO – O número de brasileiros tem crescido?

ANDREA SHUNG – Tem, apesar de ainda não ter números exatos. Inclusive, pouca gente conhecia Taipei como um destino. É um lugar pequeno mas é maravilhoso. Tem de tudo e é barato.

DIÁRIO – O que é responsável pela maior movimentação econômica do destino?

ANDREA SHUNG – A economia é muito baseada em tecnologia. Agora montou toda a estrutura para o turismo, então está na hora de buscar turistas. Temos Ministério do Turismo, Ministério do Exterior, que dá apoio ao ministério do Turismo.

DIÁRIO – Tem uma perspectiva de crescimento de brasileiros para Taiwan?

ANDREA SHUNG – A ideia é a seguinte: antes de participar das feiras, temos algo em torno de 6 mil brasileiros anualmente. Não é muito, porque não é divulgado. Então a maioria desses brasileiros vão pela parte corporativa. Aos poucos vão descobrindo que tem um potencial muito grande para o turismo. Todas as grandes redes internacionais de hotéis estão lá.

Do ano passado para cá, cem grandes projetos de divulgação, que ainda estão aprendendo como vender Taiwan para o brasileiro com o que o brasileiro gostaria de ver. O crescimento é de 17% só de estar mostrando Taiwan. Isso desperta a curiosidade.

DIÁRIO – Qual é o principal atrativo que o brasileiro procura?

ANDREA SHUNG – Taiwan tem de tudo, mas o mais interessante é que você está em uma China democrática. Tem um museu onde estão guardadas as mais preciosas relíquias de toda a China. Na época que levaram tudo para Taiwan, na época da Revolução Cultural da China. As relíquias foram todas para lá para não serem saqueadas e destruídas, tudo guardado no Museu Palácio de Taiwan.

DIÁRIO – É um país budista ou cristão?

ANDREA SHUNG – Tem de tudo. Predominantemente budista, mas tem todas as religiões.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Ótima entrevista,
    Taipei vem crescendo como um lugar turístico e quanto mais entrevistas sobre esse destino tão exótico, maior será a repercussão e o aumento do turismo nessa Ilha considerada pequena, mas com uma rica cultura e diversidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade