Assembleia Geral da ONU divulga prioridades para 2022

Continua depois da publicidade

Na primeira reunião do ano, presidente do órgão divulgou agenda de prioridades

Edição DIÁRIO com agências

O presidente da 76ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid, divulgou aos Estados-membros as prioridades para retomada do órgão nesta quarta-feira (19). Esta foi a primeira reunião do órgão em 2022, pedindo foco na igualdade de vacinas, sustentabilidade e direitos humanos; líder do órgão reforçou compromisso com representatividade feminina e multilateralismo.

Veja também as mais lidas do DT

Os pilares seguem consistentes com as frentes da “Presidência da Esperança”, divulgadas em setembro passado. De acordo com Shahid, a recuperação da Covid-19, reconstrução sustentável, respeito aos direitos humanos e revitalização da ONU serão os principais direcionamentos.

Foi reforçada a necessidade de acelerar a vacinação contra a Covid-19, especialmente em países onde a imunização segue com baixos números. A desigualdade no acesso às vacinas ameaça o progresso feito nos últimos dois anos no combate à pandemia. Foi anunciado que em meados de fevereiro será convocado um evento para discutir o acesso universal às doses.

Ainda sobre a vacinação, a segunda prioridade continua sendo a reconstrução, principalmente nas comunidades mais afetadas pela pandemia, especialmente as dos países menos desenvolvidos.

Sustentabilidade está nos eixos de 2022, devido a negligência de líderes globais sobre o assunto que tem agravado a mudança climática. Falando por experiência própria, o presidente observou que o clima extremo se tornou mais comum em todo o mundo.

Natural das Maldivas, Shahid lembrou que os países insulares já sofrem com os impactos do aumento do nível do mar, mencionando o desastre em Tonga, que teve um grande impacto no Pacífico.

Sobre essa prioridade, ele acredita que os representantes na Assembleia Geral têm o poder de fazer as mudanças e agir de forma responsável. Em julho, ele deve convocar uma reunião para avaliar o progresso na proteção do planeta e encontrar soluções.

Ao reforçar seu compromisso com representatividade feminina e direitos humanos, ele também destacou os próximos eventos na Assembleia Geral, como o lançamento da Década Internacional das Línguas Indígenas, o primeiro Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio e o primeiro fórum de revisão de migração.

Segundo Shahid, todo esse trabalho requer multilateralismo. Assim, a revitalização das Nações Unidas também é uma de suas prioridades.

O presidente da Assembleia Geral encerrou seu discurso afirmando que “desafios globais requerem soluções globais”, destacando a importância do multilateralismo e inclusão dos jovens.

PC

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade