Iniciativa é parte de um pacote de ações sustentáveis e deve ser expandido a todos os hotéis administrados pela Atrio até 2024
A Atrio Hotel Management anunciou parceria inédita com a BMW para a instalação de carregadores para veículos elétricos nos hotéis administrados. Objetivo é suprir uma demanda que vem crescendo a cada dia no País.
A iniciativa é parte de uma série de ações com foco em sustentabilidade da empresa e que também inclui a compra de energia renovável, gestão de resíduos com coleta seletiva, produtos de limpeza seguros com certificados ecológicos e oferta de amenities sustentáveis, entre outras iniciativas.
Veja também as mais lidas do DT
Atualmente, segundo dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a frota circulante de veículos eletrificados no Brasil é de 90 mil. A previsão é que, até o final de agosto, esse número chegue a 100 mil unidades. Somente em abril, a entidade contabilizou 3.123 emplacamentos de veículos elétricos, fazendo o acumulado de vendas no ano chegar a 12.976 carros nessa configuração.
Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, da sigla em inglês), as 6,6 milhões de unidades em circulação no mundo elevam o market share dos veículos elétricos para 9% em âmbito global. Na China, a participação já está próxima dos 20% e nos principais mercados europeus ela varia de 6% a 15%.
De acordo com Rui Medeiros, diretor Regional de Operações da Atrio, a parceria foi iniciada com o contrato assinado para instalação em 22 dos 74 hotéis administrados. O primeiro passo foi um projeto-piloto implantado em Joinville (SC). “Iniciamos os testes na cidade catarinense para entender a dinâmica e percebemos uma demanda crescente por parte dos clientes. Já há hóspedes habitués, fidelizados pela oferta que está disponível em seis estados brasileiros”, explica.
Medeiros afirma que a facilidade será instalada em todos os hotéis da rede, seguindo um plano de expansão que deve durar cerca de dois anos. Atualmente, os carregadores para veículos elétricos estão instalados nas seguintes unidades administradas pela Atrio:
- Ibis Santos Valongo
- Ibis Jundiai
- Ibis Styles Piracicaba
- Ibis Styles Bauru
- Ibis Araçatuba
- Ibis Styles Ribeirão Preto Maurílio Biagi
- Ibis Styles Ribeirão Preto Braz Olaia
- Ibis Styles São José do Rio Preto (SP)
- Ibis Porto Alegre Assis Brasil
- Ibis Porto Alegre Aeroporto
- Novotel Porto Alegre Aeroporto
- Ibis Canoas
- Ibis Caxias do Sul
- Ibis Igrejinha (RS)
- Novotel Curitiba Batel
- Ibis Curitiba Aeroporto
- Ibis Joinville
- Ibis Blumenau
- Ibis Criciúma
- Novotel Criciúma
- Ibis Styles Palmas (TO)
- Ibis Styles Rio de Janeiro Botafogo (RJ)
O diretor da administradora hoteleira explica que a escolha dos 22 hotéis foi feita após reuniões com os gerentes gerais, executivos de vendas e com base em análise dos mercados. “Optamos por iniciar a oferta nas capitais, cidades secundárias com economias ativas e em municípios que são próximos a centros turísticos”, pontua. Vale lembrar que o serviço é oferecido como cortesia ao hóspede e não há cobrança pela recarga.
“Estamos conscientes, atentos às tendências do mercado e preparados para receber os hóspedes que dirigem carros elétricos em nossos hotéis econômicos por meio dessa parceria com uma empresa reconhecida internacionalmente. Acreditamos que o serviço deve ser democratizado e não centrado nos empreendimentos upscale, pois essa é uma demanda crescente que não se limita ao segmento de luxo”, finaliza Medeiros.