A Azul flexibilizou as normas referentes à apresentação de seus funcionários, que agora podem usar piercings na orelha e sobrancelha, exibir suas tatuagens nos braços e nas pernas, e variar o estilo do cabelo – de cores a penteados.
A companhia, seguindo as normas de segurança, ouviu as sugestões dos aeronautas para criação de um novo manual de uniformes e apresentação pessoal.
“Entendemos que algumas mudanças, sugeridas pelos próprios aeronautas, poderiam ser incorporadas para tornar o dia a dia do time mais confortável, respeitando o estilo e a personalidade de cada um”, explica Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul.
Veja também as mais lidas do DT
Com isso, pilotos e comissários podem ousar mais em seus estilos pessoais, o que também inclui mais opções de maquiagem, esmaltes, cores no cabelo e penteados, tanto para mulheres quanto para os homens. Eles poderão inclusive usar cabelo comprido presos em coque samurai ou rabo de cavalo.
As novas regras, além de mais modernas, também estão mais bem alinhadas com a realidade brasileira.
Agora, no embarque de voos domésticos, o uso do blazer pelos comissários de voo se tornou opcional. Antes, era requerido o uso durante embarque e desembarque.
Mais conforto para o time de aeroportos da Azul
As equipes que trabalham nos aeroportos também tiveram o seu estilo atualizado, priorizando o conforto no dia a dia em solo.
Dentre as principais mudanças, o uso de tênis passou a ser permitido, bem como acessórios – incluindo piercing – e tatuagens à mostra.
O uso do lenço, adereço que faz parte do uniforme, passou a ser opcional, priorizando o conforto e segurança do tripulante.
“Para o time de aeroportos, as mudanças foram pensadas para trazer mais conforto, priorizando sempre a segurança. A apresentação pessoal, tanto dos aeronautas, quanto do time de solo, faz parte do que é a Azul e queremos que todos nossos tripulantes se sintam bem para exercer sua função da melhor maneira possível”, afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul.
Além das mudanças já colocadas em prática, um comitê foi criado para, constantemente, analisar novas possibilidades de tornar as orientações de apresentação pessoal mais agradáveis e confortáveis para os funcionários da empresa.
Para saber mais, acesse o site da Azul.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências