Baleias Jubarte e Arquipélago dos Abrolhos são as atrações do litoral sul da Bahia

Avistar baleias, águas claras de temperatura amena, mergulho, naufrágios e a rica fauna marinha fazem do Parque dos Abrolhos o atrativo natural mais importante da Costa das Baleias

por Eduardo Andreassi*

As mais belas e preservadas praias brasileiras, no litoral sul da Bahia – Prado, Caravelas, Arraial D’ajuda  e outras do sul do estado, começam a receber desde o mês de agosto a “visita” de baleias da espécie Jubarte.

A temporada para avistar as baleias, indo em direção ao Arquipélago dos Abrolhos – no Oceano Atlântico, no sul do litoral da Bahia – é um dos passeios mais procurados na região, sendo no período de julho à primeira semana de novembro, a época de migração desses grandes mamíferos.

Em busca de águas mais quentes e tranquilas para a reprodução da espécie, essas baleias vêm de longe, saindo da Antártica até chegar no Brasil. Período muito esperado para os visitantes poder avistar bem de perto essa espécie de mamífero, estando a bordo de embarcações seguras e com uma equipe bem  preparada para rastrear as mesmas.

Ainda, aproveitando o passeio, é possível conhecer Abrolhos, caminhar no Arquipélago e até praticar mergulho. Desembarcando da grande embarcação, botes levam os visitantes até a ilha, onde é possível caminhar 300 metros e observar as espécies de aves que lá habitam e se reproduzem, como o Atobá, Andorinhas e Grazina. Ao mesmo tempo, avistamos a reserva da Marinha, na ilha de Santa Bárbara.

Abrolhos foi a primeira Unidade de Conservação marinha a ser criada no Brasil (Crédito: Eduardo Andreassi)

Arquipélago dos Abrolhos

Abrolhos foi a primeira Unidade de Conservação marinha a ser criada no Brasil e tem a finalidade de proteger a região que registra a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.

Com uma área de mais de 90 mil hectares, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos está localizado no sul do litoral da Bahia e tem como limites cinco ilhas. Abrolhos abrange o Recife de Timbebas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago dos Abrolhos – composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara (esta sob jurisdição da Marinha).

É apenas permitido o desembarque de visitantes em uma das ilhas, a Siriba.

Centenas de pequenas conchas e corais se acumulam na ponta sudoeste da ilha, formando uma espécie de praia. A outra extremidade é formada por piscinas naturais que abrigam peixes coloridos e outros organismos marinhos.

Casal de Atobas (Crédito: Eduardo Andreassi)

Biodiversidade

O mergulho livre é realizado em profundidades de até 5 metros permitindo visualizar peixes multicoloridos, corais, algas e tartarugas marinhas. Já o mergulho autônomo permite que o visitante veja naufrágios, cavernas, noturno e em chapeirões. O mergulho no Parque somente pode ser realizado em locais pré-estabelecidos e acompanhado de um condutor subaquático treinado.

A embarcação que opera o passeio para o arquipélago sai por volta das 6h30 da cidade de Caravelas e retorna em torno das 18h.

Vocês estão no primeiro parque marinho criado no Brasil criado em 1983, efetivado em 1987, gerido pelo Instituto Chico Mendes, abrangendo duas áreas. O parque está localizado na maior concentração de baleias Jubarte, que percorreram quilômetros para chegar até essa região e iniciar esse período reprodutivo entre julho e novembro.

O parque protege toda essa rica biodiversidade marinha que aqui possui que muitas estão ameaçadas de extinção. Pedimos que não coletem nada, nem concha, nem pedra e tomem cuidado com os corais e com o lixo produzido a bordo da sua embarcação. Quanto ao mergulho, caso se depare com tartaruga ou peixes, não persigam. Mantenham distancia para não afugentá-los. A caminhada na trilha da ilha é por volta de 15 minutos e vamos descer por turmas de no máximo de 30 pessoas, sendo 15 indo para um lado e 15 indo para outro” explica Bárbara, monitora ambiental do parque que vem à embarcação e dá as boas vindas aos turistas, e explicando as regras de conduta.

Arqupélago de Abrolhos (Crédito: Eduardo Andreassi)

Costa das Baleias – Bahia

Situada no litoral do extremo sul do Estado da Bahia, a Costa das Baleias compreende os municípios de Prado , Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa.

Serviços

Pousada Casa de Maria – Prado, Bahia

Hospedagem, locação de veículos e contatos para o passeio em Abrolhos

Telefone: (73) 3298-1425 (73) 3298-1880 VIVO: (73) 99993-4473 OI: (73) 98859-0573

E-mail: reserva@casademaria.com.br

http://www.pousadacasademariaprado.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/POUSADACASADEMARIA.PRADOBAHIA

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Centro de Manutenção da LATAM produzirá máscaras reutilizáveis

O Centro de Manutenção da LATAM (MRO), localizado em São Carlos (SP), adaptou uma parte de sua operação para realizar a produção de máscaras...

Accor, Gol, Latam e Localiza reiteram a importância das TMC´s

“Pós Covid-19 Preparando-se para o Amanhã” foi o tema, que mobilizou a participação das agências TMC´s -- Travels Managers Companies associadas Abracorp e convidados....

IATA: cerca de 25 milhões de empregos correm o risco de desaparecer

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) divulgou uma nova análise, mostrando que cerca de 25 milhões de empregos...

Com a crise, aprendemos a ter respeito pelos lugares que visitamos

Respeitar a história de cada lugar, suas culturas e práticas, ajudam na sua preservação REDAÇÃO DO DTO cenário é inédito: peixes e golfinhos em Veneza,...

Estado de Nova York tem recorde diário de mortes em crise do coronavírus

O Estado norte-americano de Nova York bateu um recorde diário de mortes na pandemia do novo coronavírus, com 731 óbitos nas últimas 24 horas,...

Região metropolitana do RJ tem 91% dos casos de coronavírus do estado

Os casos confirmados no estado do Rio de Janeiro estão concentrados em região metropolitana, que registra 91,6% do total. Dos 1.688 casos divulgados pela...

Relacionadas

1 COMENTÁRIO

  1. Olá!
    É importante atualizar que a Costa das Baleias compreende os municípios de Alcobaça, Caravelas, Prado, Mucuri, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Itanhém. O município de Caravelas também é uma opção muito prática para quem quer ir para Abrolhos através de empresas de passeio que são seguras e confiáveis.
    Valeu pela matéria, o extremo sul da Bahia agradece!

Comments are closed.

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias