Beatles Cordel é um dos eventos mais aguardados do ano e acontece dia 23 de março na Fiesp

Continua depois da publicidade

Década de 60 e um poeta matuto que mora sozinho no meio do sertão nordestino descobre em seu rádio de pilha uma estação que, quase como mágica, só toca Beatles. Ele se apaixona pelo som, mas não faz ideia de quem e como são esses “cabra”, então ele decide imaginar e criar sua própria versão do quarteto de Liverpool. Assim começa o espetáculo Beatles Cordel, um convite a brincar com a imaginação e entrar nesse universo paralelo onde música, poesia e teatro se unem para revisitar clássicos da banda inglesa.Será no dia 23 de março, às 20 horas, no Centro Cultural Fiesp.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O idealizador do espetáculo é Rafael Beibi, um beatlemaníaco e pesquisador de música nordestina, que entendeu que para unir as duas linguagens tão diferentes, era necessário criar algo único, mais do que simplesmente “tocar Beatles em forró”. Assim nasceu a ideia do personagem, chamado Seu Quité, e de uma linha narrativa que conecta tudo através de poesia e ‘causos’. “Seu Quité é aquele matuto que nós brasileiros conhecemos bem: sensível, criativo e inteligente, transforma qualquer coisa em arte, sua expressão é espontânea e livre, fazendo a gente chorar de emoção em um momento e logo em seguida soltar a risada”, diz Beibi.

Veja também as mais lidas do DT

Como todas as referências musicais de Seu Quité são da música nordestina, ele logo define os Beatles como “um forró muito doido” e aos poucos vai dando significado a essas músicas, em diálogos divididos com o público e com um tal “João Eleno da zabumba”, o cantor e zabumbeiro da banda interpretado por Rafael Beibi, que é também vocalista da banda Dona Zaíra. Além de Rafael Beibi, a trupe é composta por Rafa Virgulino na sanfona, Guegué Medeiros na bateria e percussão, Matheus Tagliatti no contrabaixo, Alysson Salvador na viola e Giovani Bruno como Seu Quité. Todos os integrantes da banda têm uma bagagem significativa na música nordestina, seja tocando Brasil e mundo afora, compondo, gravando e produzindo nessa linguagem.

No repertório “Come Together”, “Let It Be” e “Strawberry Fields Forever”, “Day Tripper”, “Help”, “Love me Do”, entre outras canções, passeando por xotes, maracatus, baiões, frevos e cirandas, as adaptações das músicas acontecem com fluidez, sem descaracterizar ou perder o sentimento do Fab Four. Os textos do espetáculo são repletos de referências a personagens, letras de músicas e histórias do universo dos Beatles, como o próprio Seu Quité, que faz referência ao personagem da música “Being For The Benefit of Mr. Kite” do álbum “Sargent Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, álbum esse que também inspira os figurinos, que são baseados nas roupas de banda marcial dos Beatles, misturando com elementos de vestimentas do cangaço e do vaqueiro nordestino.

Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=X28Urh5z_YE

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade