Caixa Cultural SP apresenta espetáculo de teatro musical afro-brasileiro

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A partir da história da figura mítica de Chico Rei, “Galanga, Chico Rei” retoma a sonoridade do congado em composições inéditas de Paulo César Pinheiro. Este, que sempre trabalhou com raízes africanas, vem se aprofundando no teatro e em composições inéditas para ritmos tradicionais como já foi o caso da capoeira em “Besouro Cordão-de-Ouro”. Com direção de João das Neves, narração de Maurício Tizumba e patrocínio da CAIXA, a história de Galanga, Chico Rei é contada em apresentações gratuitas de 12 a 22 de novembro.

A peça traça um panorama da história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para no Brasil tornar-se herói. Na peça, usa-se a congada – bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros em que os figurantes representam a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos.

Veja também as mais lidas do DT

Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do país e da cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. E usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contadas, muitas vezes, de forma simultânea.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade