Campanha tenta impedir fechamento do restaurante Itamarati, no centro de São Paulo

Continua depois da publicidade

Desde 1940, advogados, juízes, políticos e diversas autoridades apreciam o bolinho de bacalhau e a empada do Itamarati, restaurante em frente à Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no Largo São Francisco, centro de São Paulo.

Com o isolamento social provocado pela pandemia, o Itamarati ameaça fechar as portas. No entanto, cerca de 250 profissionais de Direito se mobilizaram e estão conseguindo reverter a situação. “Nós ajudamos os proprietários a negociar os contratos nesse período e buscamos arrecadar fundos para o pagamento das despesas básicas até que tudo volte ao normal”, conta o professor da USP Francisco Satiro, um dos coordenadores do movimento.

Nesse sentido, foi preparada uma campanha para o simbólico dia 11 de Agosto (dia do Advogado), tantas vezes comemorado nas dependências do restaurante. Está à venda um kit com os tradicionais bolinhos de bacalhau e empadas do Itamarati para ser recebido na data, que, neste ano, será festejada de maneira completamente diferente.

Veja também as mais lidas do DT

“Minha primeira vez no Itamarati foi logo no primeiro ano da Faculdade, com o meu pai, que foi Procurador do Tribunal de Contas do Estado. E vários outros têm histórias semelhantes. Temos muita gratidão pelo atendimento personalizado e carinho dos que construíram e mantêm o restaurante”, lembra a advogada Eliana Buonocore, que também participa do movimento.

O próprio Satiro comemorou em 2002, com seus amigos, seu ingresso como professor da USP nas dependências do Itamarati.

Esse cuidado e tradição são simbolizados pelo garçom José Moreira Miranda, 71 anos de idade e 40 de Itamarati, que atendeu, inclusive, presidentes da República como Fernando Henrique Cardoso e Jânio Quadros. A campanha que começou por WhatsApp tem um Sticker com o garçom para divulgação.

Para participar da recuperação do Itamarati, é possível adquirir os salgados nesse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3oY9wpQW3eJQc-Bz4fLarfBBzDeD0g2jmVmG-qgmQIpRTOA/viewform. E acompanhar as novidades na página do Instagram https://www.instagram.com/itamarati_rest/

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Estou bastante emocionada e feliz pela matéria feita com o Restaurante Itamarati! Adoro este lugar e desde 1978 frequento e é simplesmente a nossa memória em São Paulo na gastronomia! Feliz porque tenho certeza que com a ajuda de todos ele irá sobreviver! Abraços à todos os colaboradores, garçons, funcionários e proprietários!
    Eliana Haddad Falque

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade