Canadá aconselha seus cidadãos a não viajarem para fora em meio a ameaça do Omicron

Continua depois da publicidade

O governo do Canadá implorou nesta quinta-feira para que seus cidadãos não deixassem o país à medida que as províncias intensifiquem as vacinas para combater a variante de coronavírus Omicron.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com Reuters


Os números de casos DO COVID-19 estão aumentando com a média nacional de sete dias de novos casos em seu ponto mais alto desde 1º de outubro, à medida que os hospitais canadenses lutam para sanear os atrasos de meses de procedimentos adiados.

“Digo muito claramente: agora não é hora de viajar”, disse o ministro da Saúde Jean-Yves Duclos em uma coletiva de imprensa, acrescentando que está claro que há transmissão comunitária de Omicron no Canadá.

“Eu entendo que isso é uma droga”, disse o primeiro-ministro Justin Trudeau a repórteres ao pedir aos canadenses que seguissem conselhos de saúde pública e “tenham cuidado durante esta temporada de férias.”

Veja também as mais lidas do DT

As crianças de 5 a 11 anos tiveram a maior taxa de infecção de qualquer faixa etária em Ontário durante as duas semanas encerradas na terça-feira.

Ontário começará a oferecer uma terceira dose da vacina para todos com mais de 18 anos esta semana, enquanto encurta a diferença necessária entre segunda e terceira doses para três meses a partir de seis.

A província, a mais populosa do Canadá, também está reduzindo a capacidade pela metade em eventos indoor com capacidade de pelo menos 1.000, incluindo atividades esportivas, shows e produção comercial de filmes e televisão.

O Canadá proibiu viagens de 10 países africanos por causa de preocupações com a nova variante.

O governo federal aconselhou os residentes em março de 2020 a não viajarem para o exterior, a menos que seja necessário. Retirou o aviso em outubro passado – antes dos primeiros casos de Omicron serem notificados – citando o sucesso das campanhas de vacinação.

Peter Juni, diretor da mesa de assessoria científica COVID-19 de Ontário, pediu que as pessoas tomem precauções, se vacinassem.

Os cientistas suspeitam que Omicron é mais transmissível dada a sua rápida propagação, embora eles advertem que é muito cedo para tirar conclusões sobre sua gravidade.

Há “enorme vulnerabilidade” nos sistemas de saúde do Canadá, disse Andrew Morris, médico de doenças infecciosas em Toronto, que acrescentou que é “altamente provável” que eles fiquem sobrecarregados.

As autoridades de saúde estão tentando convencer o público a tomar a terceira dose de vacinas COVID-19.

Ontário prometeu disponibilizar 2 milhões de testes em áreas de “alto tráfego” e destinar cinco por aluno para crianças em idade escolar esta semana. Quebec fará cinco testes por pessoa a partir da próxima semana. Alberta prometeu dar 500.000 a partir desta sexta-feira (17).

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade