O Centro de Convenções Salvador, da GL events, recebeu 56 eventos neste ano, e o espaço movimentou a economia local, abrigando também cerca de 125 mil pessoas
O turismo de negócios e eventos tem impulsionado o mercado de Salvador. Esse tipo de turismo é um dos maiores do setor, pois movimenta os 50 segmentos da cadeia produtiva turística. Além disso, atrai um público com maior poder aquisitivo, que gasta, em média, quatro vezes mais que o turista de lazer.
Assim, de janeiro até a primeira quinzena de setembro deste ano, o Centro de Convenções Salvador (CCS), administrado pela francesa GL events, recebeu 56 eventos, e abrigou cerca de 125 mil pessoas.
Movimentação na economia
Até dezembro, estão previstos mais 30 eventos, reunindo assim mais de 100 mil participantes. Dessa forma, calcula-se que apenas os eventos no Centro de Convenções Salvador sejam responsáveis por movimentar neste ano, na economia da cidade, R$1 bilhão. Nesse valor, estão inclusos gastos com hotel, restaurantes, táxi, compras, passagens, etc.
Para o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin, a volta do turista de negócios e eventos foi possível por Salvador alguns motivos.
Entre eles: reunir um versátil centro de convenções; um moderno aeroporto com ampla malha aérea; uma rede hoteleira diversificada; apesar de ainda ter espaço para novos investimentos. Além de ter restaurantes de alto padrão, com jovens e renomados chefs. E ainda a profissionalização das empresas que lidam com o turista.
Veja também as mais lidas do DT
Promoção do destino e aumento de visitantes
Além dessas razões, o subsecretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Érico Mendonça, citou a promoção do destino em todo o país e a melhoria dos produtos turísticos, com a inauguração de novos espaços.
Por exemplo, a Cidade da Música e, em breve, da Casa das Histórias, ambas localizadas na Praça Cairu, em frente a dois cartões postais – o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.
Segundo Mendonça, todos esses motivos devem levar a um crescimento no número de turistas, até dezembro, de 40,5% em relação a 2021. Então, totalizando cerca de 8,5 milhões de visitantes. E para 2023, a expectativa é crescer 6,4%, em comparação a este ano.
Eventos em 2022
Ao longo de 2022, o Centro de Convenções Salvador abrigou importantes eventos. Por exemplo: a CAPA Latin America Aviation & LCCs Summit 2022, o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, o XI Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa e o 13º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA).
Na agenda do CCS, constam ainda o XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica 2022 (de 27 a 29/10) e o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (de 19 a 24/11), para citar alguns.
Para saber mais, acesse o site oficial do CCS.
EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com agências.