CEO da Nobile Hotels, Roberto Bertino: ‘Meta é recontratar os talentos’

Continua depois da publicidade

O fundador e presidente da rede Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino, em entrevista exclusiva ao DIÁRIO falou sobre a cultura organizacional de sua empresa em um dos períodos mais conturbados da economia hoteleira, com cortes de custos, redução de inventário, demissões de colaboradores e algumas mudanças de planos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 


Segundo ele,  A Nobile iniciou o ano de 2021 divulgando os resultados positivos da pesquisa de clima organizacional. Desenvolvida e aplicada por sua equipe de Recursos Humanos, a pesquisa apontou que 95% dos colaboradores no Brasil e América Latina estão satisfeitos em fazer parte do quadro funcional da empresa.

Veja também as mais lidas do DT

Roberto explica que a pesquisa avaliou positivamente uma série de questões, dentre elas: o bom relacionamento com o seu superior imediato; respeito dos colegas de trabalho; oportunidade de crescimento profissional na empresa; compatibilidade do salário com o mercado; ferramentas e condições do local de trabalho. Abaixo, as questões feitas para o executivo:

DIÁRIO – a política de transparência de uma empresa fica evidente em um momento como esses de pandemia. Como tem sido o processo de mobilizar seus colaboradores para o home-office e se isto auxiliou nesses índices de satisfação?

RB – Acreditamos que uma comunicação transparente e constante gera credibilidade. Desde o início da pandemia a Nobile instituiu o trabalho remoto/ home-office com o staff corporativo. Nos hotéis, essa modalidade não se aplica, pois a atuação do pessoal se dá in loco. Segundo pesquisa que realizamos com nossos colaboradores do corporativo, mais de 80% estão satisfeitos com o novo formato de trabalho. O home-office, além de garantir a segurança e satisfação dos nossos colaboradores na pandemia, permitiu que a Nobile enxugasse a sua estrutura corporativa, gerando uma redução mensal expressiva de custos.

 DIÁRIO- Ajustar salários ou adaptá-los para o momento (de pandemia) também foi colocado na mesa? Pergunto porque quando as regras são claras os colaboradores se sentem mais seguros e ficam mais engajados com a empresa. 

RB – Sim, fizemos uso das Medidas Provisórias no que tange à suspensão e à redução de carga horária e salarial. Tratamos todos os casos pessoalmente e com muita atenção e respeito. O nível de engajamento dos colaboradores na última pesquisa de clima atingiu uma marca acima de 90%. Se cuidamos bem dos nossos colaboradores, eles cuidarão bem dos nossos clientes. Essa é a chave do sucesso!

DIÁRIO- Quando ocorreram demissões como isso foi apresentado ou tratado? Já ocorreram recontratações?

RB – Tanto no corporativo como nos hotéis tivemos que reduzir o quadro de pessoal. Na Nobile colocamos as pessoas no centro estratégico da companhia e, levando isto em conta, realizamos as demissões com o necessário respeito e atenção, pois é o mínimo que tínhamos que fazer. No corporativo, mantivemos o plano de saúde dos colaboradores, mesmo demitidos, pelo prazo de três meses, pois entendemos que naquele momento não podíamos deixar as famílias sem o mínimo de segurança, pelo menos por um período. As recontratações começaram em novembro/2020, incluindo muitos dos colaboradores que haviam sido demitidos anteriormente, e estamos muito felizes com isto. A nossa meta é recontratar os nossos talentos que, por força dessa crise sem precedentes, tiveram que ser desligados.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade