Cidades brasileiras ampliam oferta pet friendly para fortalecer a retomada do turismo

Continua depois da publicidade

Podemos observar cada vez mais iniciativas, tanto de empresas privadas, como também das secretarias de turismo

POR SHARLENE

Atender às famílias multiespécies, com opções de viagens, hospitalidade e lazer também para os pets, é a nova aposta do setor de turismo no Brasil.

Como já falamos por aqui, os animais de estimação estão cada vez mais presentes nas famílias brasileiras, inclusive superando o número de crianças, e um crescente número de brasileiros têm os pets como membros da família, que merecem viajar, passear, se divertir e ser muito bem tratado.

Veja também as mais lidas do DT

De olho neste amplo mercado, o setor de turismo está se adaptando e buscando formas de atender às novas configurações familiares. Podemos observar cada vez mais iniciativas, tanto de empresas privadas, como também das secretarias de turismo.

Pets nas praias

As cidades de Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ) foram as primeiras, e únicas no Brasil até o momento, que alteraram suas leis para permitir animais de estimação nas praias. Movimentos semelhantes já acontecem em São Paulo, Santa Catarina, Recife e Fortaleza.  O fato de termos duas grandes cidades como Natal e Rio liberando animais de estimação nas praias é um grande exemplo da força do mercado pet.

Selo pet Friendly no Rio de Janeiro

Selo Pet Friendly no Rio de Janeiro (Foto: G|overno R|J/divulgação)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou em dezembro do no ano passado um selo para identificar os estabelecimentos pet friendly, ou seja, que permitem a entrada e permanência de animais de estimação e que possuem ambiente adequado para recebê-los. O projeto contou com apoio e parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Hotéis do Rio.

A iniciativa que teve inicio no setor hoteleiro se estendeu para comércio, bares, restaurantes e até padarias. Hoje já conta com mais de mil estabelecimentos cadastrados.

Consultoria e treinamento em hospitalidade e lazer pet friendly em Socorro, no interior de SP

Famosa pelo turismo de aventura e já acostumada a receber animais de estimação, a cidade de Socorro está investindo no setor de turismo com o objetivo de se tornar a cidade mais pet friendly do Brasil. O projeto idealizado e conduzido pela Secretaria de Turismo, ASTUR e COMTUR conta também com uma consultoria especializada no mercado pet. A primeira etapa do projeto foi a contratação da consultoria, na qual eu tive o prazer de atuar, a convite da Patrícia Camargo do Eu, Você e os Pets.

O projeto envolveu visitas técnicas e avaliação da situação, pontos fortes e oportunidades de melhoria dos estabelecimentos da cidade, a criação de um selo pet friendly e a capacitação de todo trade de turismo da cidade, além de apoio para a criação do “Parque Pet”, que será construído no Parque da Cidade.

Florianópolis – destino Pet Friendly

A Terra da Magia também possui muitas opções para quem viaja com pets, e de olho nesta tendência busca ampliar a oferta e divulgação de estabelecimentos pet friendly. A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, divulgou uma chamada pública para cadastrar empresas que têm interesse em exibir o título de pet friendly. O projeto, que está em andamento, deverá ter a publicação final dos estabelecimentos aprovados no dia 16 de setembro.

Para participar, os empresários que têm interesse em receber animais de estimação preencheram uma inscrição, enviaram informações e deverão realizar adequações nos ambientes e serviços para atender aos critérios, e assim receber o título de pet friendly.

Na cidade de Itu, em São Paulo, a Praça dos Exageros, a Cidade da Criança e a Praça Periscópio, todas áreas municipais, passaram a ser pet friendly desde o mês de junho deste ano. Os locais permitem a entrada e circulação de cães e gatos, sempre acompanhados de seus tutores, e contam com lixeiras “cata-caca” para recolhimento dos “desejos” dos animais. Segundo a prefeitura da cidade, o intuito dessa ação é ampliar a visitação e beneficiar não somente os pets e os moradores da cidade, mas também atrair turistas que, cada vez mais, viajam com seus animais de estimação, fomentando este nicho do mercado de turismo.

Mogi Mirim, também no interior de São Paulo, também está investindo no turismo pet e conta com uma consultoria especializada para capacitação dos estabelecimentos, e também com um trabalho de base educacional para educar crianças sobre respeito aos animais.

A cidade de Curitiba (PR) já possui dezenas de estabelecimentos pet friendly, e até mesmo destinos famosos como Capitólio (MG) e Paraty (RJ) já oferecem diversas opções para hospedagem e passeios com pets.

Estes são apenas alguns exemplos, que são bastante relevantes, e que demostram a importância da atenção aos animais de estimação para o setor de turismo. Outras iniciativas acontecem por todo o país e ajudam na retomada do setor.

Com a pandemia, o home office e o isolamento social, ficamos mais tempo em casa ao lado dos nossos pets, e a relação passou a ser ainda mais próxima. Neste período a busca dos viajantes por locais pet friendly cresceu de forma muito considerável. Juntando isso com as tendências de turismo de proximidade e turismo de natureza, que são perfeitas para quem viaja com pet, temos um cenário perfeito para ver muitas patinhas viajando por aí.

Pets são companhia cada vez mais presente nas viagens (Foto: Sharlene)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade