Cinco perguntas aos candidatos à presidência da ABIH Nacional

Continua depois da publicidade

 

No calor do dia que antecede as eleições para a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (que acontece neste 1º de outubro), o DIÁRIO saiu a campo para entrevistar os dois candidatos: Manoel Linhares pela chapa da situação e Vanessa Morales pela chapa Renovação e União. Cinco questões idênticas para se ter uma base das ideias dos candidatos. Recebemos, antes do fechamento desta edição as respostas de Vanessa Morales. No entanto, Manoel Linhares, gentilmente ligou para a redação afirmando que responderia às questões após o pleito. Abaixo as respostas de Vanessa Morales

REDAÇÃO DO DIÁRIO

_____________________

DIÁRIONa sua opinião qual é o principal problema que atrapalha a vida do hoteleiro do Brasil? E o que se deve fazer para solucionar esse problema?

VANESSA – O maior gargalo que o empresário do ramo hoteleiro enfrenta é a alta carga tributária, que atinge toda a operação do setor, que fornece serviços e também produtos. A expansão da rede hoteleira no Brasil é fortemente impactada pelos impostos e é preciso buscar uma forma de reduzir essa carga tributária para que o setor possa investir em expansão e melhorias.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Se eleita for, qual sua principal cobrança junto ao Congresso Nacional em benefício do hoteleiro e dos hotéis?

VANESSA – Temos 29 propostas e entre elas destaco o desafio de regulamentar o Airbnb, nossa primeira bandeira a ser levantada junto ao Congresso Nacional.  Nós conseguimos regulamentar a plataforma em Caldas Novas, no interior de Goiás. Foi a primeira cidade do Brasil a fazer isso. Nosso objetivo é fazer o mesmo em âmbito federal, contemplando todos os municípios.

DIÁRIO Se eleita for, qual sua primeira medida executiva no exercício do cargo?

VANESSA – Internamente, iremos buscar a reintegração de todas as ABIHs estaduais, definindo critérios de cobrança das mensalidades; um amplo trabalho junto às ABIHs. Externamente, além da regulamentação do Airbnb, outros desafios da nossa chapa são a alteração da Lei Brasileira de Inclusão, ajustes na cobrança do ECAD e liberação dos jogos. A liberação dos jogos no Brasil deve impulsionar principalmente o setor hoteleiro, que está se recuperando a passos lentos da crise iniciada em 2014. Defendo também a criação de um conselho entre todas as entidades que representam a Hotelaria no Brasil para que todas as demandas do setor sejam discutidas e acionadas em conjunto.

DIÁRIOO que é ser hoteleiro para o senhor (a)?

VANESSA – Acreditamos no potencial econômico do Turismo e sabemos que a base para o sucesso do turismo em qualquer lugar do mundo é a rede hoteleira. O Setor Hoteleiro ainda retorna aos trilhos do crescimento, após a crise econômica iniciada em 2014, mas de acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o cenário é positivo. O turismo vai continuar crescendo em todo o mundo nos próximos anos. Dentro dessa cadeia, a hotelaria responde pela hospitalidade, pelo bem receber, identidade específicas do setor, e, sem isso, não há turismo de sucesso.

DIÁRIO – Por que o(a) sr (a) quer dirigir a entidade?

VANESSA – O que me faz querer chegar à presidência da ABIH é a certeza de que é preciso experiência em gestão, humildade para escutar as demandas de todos os estados brasileiros, articulação política, determinação e foco. E isso eu adquiri ao longo de uma década no mercado hoteleiro. Não pretendo dirigir a entidade, quero, juntamente com a diretoria, fazer a melhor festão da ABIH Nacional.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade