CNC mantém previsão de crescimento dos serviços em 2019, mesmo com queda nas receitas do setor em março

 Resultado de -0,7% no volume mensal de receitas dos serviços indica trimestre perdido para crescimento da economia, mas Confederação ainda aposta no avanço anual (+1,6%) do setor

 

Apesar da queda de 0,7% no volume de receitas do setor de serviços, em março, na comparação com fevereiro, como demonstra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, divulgada nesta terça-feira  (14), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) segue apostando em uma reação do setor. A CNC revisou de +1,7% para +1,6% a projeção para os serviços ao fim de 2019, o que significaria o primeiro avanço anual do setor desde 2014.
EDIÇÃO DO DIÁRIO

O resultado da PMS no mês de março foi a terceira retração consecutiva no setor de serviços, acumulando uma perda de 0,6% no primeiro trimestre de 2019, em relação aos três meses anteriores, o pior resultado nesse tipo de comparação desde o segundo trimestre de 2017.

“Tivemos um trimestre com cautela nos investimentos por parte das empresas, ociosidade da capacidade instalada e mercado de trabalho fraco. Essa situação vem impedindo o avanço da economia e sugere elevada possibilidade de retração no PIB do início do ano. Mas a Confederação, observando os resultados dos últimos 12 meses e prevendo que a aprovação da reforma da Previdência vai destravar os investimentos, aposta na reação do setor de serviços, com crescimento real de receitas em 2019”, afirmou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Além dos serviços, os resultados fracos se repetiram em outros setores da economia no primeiro trimestre do ano. A indústria recuou 0,7%, e o comércio varejista teve leve alta de 0,3%, muito embora esse tenha sido o menor crescimento trimestral desde os três últimos meses de 2016.

Segmentos que se destacaram 
O subsetor de transportes, termômetro relevante do nível de atividade econômica, foi destaque negativo neste primeiro trimestre, com perda de 2,6% ante o trimestre imediatamente anterior. Por outro lado, os serviços prestados às famílias apresentaram crescimento de 1,1% pelo quarto trimestre consecutivo.

Avanço anual
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o volume de receita de serviços avançou 1,1% em média, os destaques foram, novamente, os serviços de transportes, com queda de 1,6%, e os serviços prestados às famílias, que cresceu 4,4%.

Em termos regionais, onze unidades da Federação cresceram na comparação com os três primeiros meses do ano passado, sobressaindo-se o Estado de São Paulo (+4,6%), enquanto as regiões Norte (-1,0%) e Nordeste (-1,9%) seguem apresentando retrações.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Iberostar Praia do Forte retorna em grande estilo e com alta procura

Baianos,  mineiros e paulistas têm encabeçado a lista dos hóspedes no Iberostar Selection Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, que reabriu no...

Pedro Campos será o novo diretor geral do LATAM Pass no Brasil

O Grupo LATAM Airlines informou nesta segunda-feira (21) que, a partir do próximo dia 25, Pedro Campos, atual diretor de Negócio de Fidelidade, será...

Abrindo a primavera, Inhotim inaugura nova exposição botânica no Google Arts

Na linguagem científica, elas são da família Araceae. Mas pode chamá-las de aráceas. Ou de antúrio, copo-de-leite, taioba, inhame, costela-de-adão... São mais de 3...

‘Sabrer’ ou ‘Sabrage’ do Champagne e Piriri, Pororó…

‘Sabler’ ou ‘Sabrer’ todos os vinhos significava fazer os fundos secarem, conforme o Dicionário da Lingua Francesa Antiga e Moderna de 1728, de Pierre...

Mavsa Resort inaugura programação dedicada ao público externo que deseja passar algumas horas no resort

Atrações acontecem de 22 a 30 de setembro e incluem jantares temáticos, programação infantil e contemplação do pôr do sol Por REDAÇÃO Para atrair os clientes...

FBHA completa 65 anos de história e lança campanha em celebração

"Neste ano, mais do que nunca, estamos entrando para o novo mundo”, afirma o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio Por REDAÇÂO A Federação Brasileira de Hospedagem...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat