Colômbia se destaca como cenário para produções cinematográficas

Continua depois da publicidade

A Colômbia vem ganhado cada vez mais espaço no mundo do cinema. De acordo com a Procolombia, prova disso são as notórias e crescentes filmagens realizadas no território, como “Os 33”, que aborda a história dos mineradores presos em uma mina no Chile, em 2010, dirigido pela mexicana Patricia Riggen e protagonizado por Antonio Banderas. Outro filme recém rodado na região foi “Mena”, que conta com atuação de Tom Cruise e direção do norte-americano Doug Liman.

Além dos locais históricos e eventos que atraem a atenção de diretores e produtores executivos, a Colômbia conta com a Lei de Promoção de Cinema 1.556 de 2012, que promove a realização de gravações no país, garantindo incentivos que reduzem os custos operacionais e de produção. A partir da lei também foi criado o Fundo do Cinema (FFC), que é administrado atualmente pelo Proimágenes, organização dedicada a melhorar e divulgar a indústria do cinema. Em parceria com a Procolombia, a instituição já participou de diversas feiras internacionais promovendo os produtos e as empresas audiovisuais colombianas.

Atualmente, produtoras interessadas em rodar um filme completamente ou parcialmente na Colômbia, e que contratam serviços de empresas locais, podem abater 40% do valor dos custos de produção e 20% dos custos de logística com transportes, hotéis e alimentos. O Ministério de Relações Exteriores também oferece um regime especial para a entrada da equipe artística, que elimina a exigência de vistos de trabalho para entrada no país. Até o momento, sete filmes estrangeiros já foram beneficiados.

Veja também as mais lidas do DT

“A localização estratégica da Colômbia, a variedade de climas e o fuso horário do país são algumas das razões pelas quais produtores estrangeiros decidem rodar seus filmes na Colômbia”, disse Maria Claudia Lacouture, presidente da Procolombia.

De acordo com a instituição, os Estados Unidos e a vizinha Argentina são os países que mais realizaram filmagens na Colômbia. Serviços e produtos audiovisuais representam 17% da oferta da Colômbia no setor de conteúdo digital. Além dos EUA e Argentina, o país também exporta sua produção para países como Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Peru, Brasil e os países do Triângulo Norte.

Entre os dias 9 e 17 de outubro, Bogotá receberá o Festival Internacional de Cinema de Bogotá, para exibir as últimas tendências cinematográficas mundiais. Um dos objetivos do evento é a formação de novos públicos para o cinema. Para isso, a Procolombia irá levar especialistas da indústria internacional de filmes para transmitir conhecimento ao público presente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade