Companhias aéreas irão fiscalizar comprovante de vacinação, diz ministro do STF

Continua depois da publicidade

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta quarta-feira (15) que o controle do comprovante de vacinação deverá ser feito pelas companhias aéreas no momento do embarque, como já é feito com o exame de PCR e a declaração à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Agências


“Não há qualquer razão para tumulto na chegada ao Brasil, pois o controle já terá sido feito. A esse propósito, consultado pela IATA, o gabinete do Ministro já repassou essa orientação. Nos aeroportos brasileiros, bastará uma fiscalização por amostragem, sem causar filas”, diz nota do STF.

Veja também as mais lidas do DT

Nesta terça-feira (14), o ministro esclareceu que o comprovante de vacinação será exigido na volta ao Brasil para quem viajar a partir desta quarta-feira (15).  A determinação de apresentação do comprovante de vacinação para viajante que chega do exterior ao Brasil só pode ser dispensada por motivos médicos, caso o viajante venha de país onde comprovadamente não tenha vacina disponível ou por razão humanitária excepcional.

Segundo a determinação, os brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que saíram do país até 14 de dezembro submetem-se às regras vigentes anteriormente a decisão. Esses viajantes estão dispensados da apresentação de comprovante de vacinação ou de quarentena no regresso, mas obrigados a apresentação de teste de PCR negativo ou outro aceito para rastreio da infecção pela Covid-19.

Na semana passada, o ministro determinou a obrigatoriedade do comprovante da vacina para viajantes que vierem do exterior para o Brasil. O plenário do STF decide até amanhã se o governo adotará a medida, contestada pela Advocacia Geral da União. O presidente Jair Bolsonaro é contra qualquer restrição às pessoas que não tomaram a vacina. A Anvisa notificou todos os postos de fronteira, principalmente aeroportos, sobre a exigência do passaporte vacinal.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade