Conferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá ouve cidadãos com objetivo de criar Corredor Ecológico, tema do evento

Continua depois da publicidade

II Conferência Municipal de Meio Ambiente aconteceu nesta quarta-feira (27) no Casa Grande Hotel Resort & Spa

Por Hugo Okada, do Guarujá – São Paulo

Como último movimento da programação estabelecida para a Conferência Municipal de Meio Ambiente do Guarujá, realizada na tarde desta quarta-feira (27) no Casa Grande Hotel Resort & Spa, na praia da Enseada, os organizadores dividiram o público, na sua maioria formado por empresários locais, hoteleiros, operadores de turismo, agentes de viagens, entre outros – comerciantes ou não – em três grupos nos quais foi lançada a pergunta: “Que ações devem ser implementadas para garantir a integridade territorialm socioambiental da APA – Área de Preservação Ambiental – Corredor Ecológico?”.

De posse das respostas, os mediadores incentivaram os participantes a pensarem nas melhores medidas e práticas a serem adotadas para a consolidação e desenvolvimento do Corredor Ecológico, tema do evento e projeto que visa a preservação do ambiente e consequentemente, a melhoria da atividade econômica local e a visibilidade do destino em nível nacional e internacional.

Quem explicou melhor do que se trata o Corredor Ecológico e quais os seus benefícios para a cidade do Guarujá foi a consultora Beatriz Laurindo, da Artemis Consultoria Ambiental e uma das coordenadoras do evento. Ela falou com exclusividade ao DIÁRIO DO TURISMO.

Veja também as mais lidas do DT

“A ideia de se trabalhar a criação da APA – Área de Preservação Ambiental – da Serra de Santo Amaro, é uma continuidade de uma política pública já implementada que é a APA da Serra do Guararu. Para se ter uma noção, o Guarujá até uns dez anos atrás, continha 52% do seu território de áreas verdes – isso não é pouca coisa. E num ecossistema frágil, onde nós temos uma área de mata atlântica visivelmente em estado de extinção, existem questões como os manguezais que sofrem com a pesca predatória, e do lixo e do esgoto in natura que vem sendo depositado. A criação da APA da Serra do Guararu se fez necessária para a preservação desses 52% de território onde se percebia também a aceleração das áreas vulneráveis invadidas de fato e ocupadas”, explicou Beatriz.

Beatriz Laurindo coordena os grupos (Foto: Hugo Okada)

Para Beatriz, uma das soluções para inibir a ocupação irregular de uma área de preservação ambiental se dá por meio da adoção de políticas ambientais que regulamentam o que é possível e o que não é possível. “Uma APA é um modelo de preservação. Poderia ser uma área de preservação de patrimônio particular. Digo isso porque existem muitos modelos de preservação ambiental. A APA permite o uso do solo, permite que se more ali e permite também as atividades de observação de fauna e de flora e de pesquisas científicas como a do Sambaqui, que está nos museus da USP, em São Paulo e que não valorizamos como deveríamos aqui”, observou.

Em busca de um futuro para o Guarujá

A criação do Corredor Ecológico é uma pauta que já dura dez anos. “Se inicia um novo processo que, entendendo que o maciço de Santo Amaro é fundamental para coibir o aumento da degradação ambiental e invasões, com os riscos que as pessoas se colocam, para si e para o meio ambiente, é que se chegou a conclusão de que o melhor para a região era a criação do Corredor Ecológico, com a criação de uma segunda APA, que permite que a fauna e a flora se desenvolvam a partir da possibilidade de transitar entre um território a outro com a condição de sobreviver”, finalizou Beatriz.

Após a reunião dos três grupos, todos se reuniram para, em consenso, definir quais eram as melhores e mais relevantes ações a serem incluídas no documento que segue para as próximas audiências naturais do processo. A previsão é de que até o final do ano, o Corredor Ecológico seja aprovado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade