Confira dicas do quê fazer no caso de perda ou extravio de bagagem

Continua depois da publicidade

Já se tornou rotina  ver casos de pessoas que perdem ou têm suas bagagens extraviadas em aeroportos, rodoviárias ou até mesmo em táxis. Mas muitas delas não sabem o que fazer nessas ocasiões, então, separamos algumas dicas básicas:

O primeiro passo a se tomar quando é constatado o sumiço da mala é comunicar imediatamente, de forma expressa ou escrita, a companhia aérea através de um documento chamado Relatório de Irregularidade de Bagagem, que existe no próprio aeroporto. Se não conseguir preencher tal documento, é necessário protocolar a reclamação de alguma forma, seja ela via SAC da companhia ou e-mail.

“Se a mala é extraviada em um ônibus de qualquer natureza, é necessário identificar a empresa, a linha que ele faz e fazer contato, se possível escrito, com a garagem ou viação respectiva para documentar o processo”, afirma o advogado William Wagner Pereira da Silva.

Veja também as mais lidas do DT

“Se o extravio da mala for em um táxi, a pessoa precisa retornar ao ponto em que foi apanhada. A dica é observar se o mesmo pertence a uma frota. Caso seja, o ideal é procurar a garagem dela para efetivar a reclamação e, quando ingressar em um táxi, é indicado que o passageiro sempre obtenha o recibo ou cartão identificador do motorista para facilitar o processo”.

A indenização fornecida pelas companhias aéreas em caso de desaparecimento da mala é muito baixo. A proposta de indenização varia de acordo com o peso da mala registrado no check-in. A convenção de Varsóvia estabelece o limite de US$ 20 por quilo de bagagem extraviada em voos internacionais. Em voos domésticos o limite é de R$4.200,00 no total.

Caso o valor dos pertences da bagagem extraviada ultrapasse o valor limite estipulado, o passageiro deve buscar provas que comprovem os objetos de maior valor e formalizar uma reclamação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade