Conheça o Cânion Pirituba e a Cachoeira da Invernada

Uma deliciosa auventura pet friendly com cânions, cachoeiras e lindas paisagens

por Sharlene Irente*

Estávamos buscando uma opção de viagem longe de aglomerações, afinal a pandemia ainda não acabou, e resolvemos conhecer a região do Vale do Itararé, uma região linda que fica em SP na divisa do estado com o Paraná.

piscinas naturais

O Vale do Itararé é formado pelas cidades de Sengés (PR), Jaguariaíva (PR), Itararé (SP), e Bom Sucesso do Itararé (SP). A região foi rota dos Tropeiros que vinham do sul do país sentido Sorocaba, foi habitado por índios Guianazes e foi local de ensino de jesuítas.

Itararé é um destino ainda pouco conhecido pelos turistas, mas cheio de belezas naturais e lindas paisagens, e o melhor de tudo, pet friendly!

Para visitar os pontos turísticos não é obrigatório contratar guia, mas recomendo muito ir com um profissional, além de aproveitar melhor o tempo e não se perder, você vai aprender mais sobre a região.

Chegamos na sexta-feira na cidade, para nos acomodar e descansar da viagem, e no sábado de manhã já acordamos animados e prontos para botar os pés e as patinhas nas trilhas.

Seguimos com destino a cidade de Bom Sucesso de Itararé-SP. Percorremos de carro em torno de 23km de asfalto e 03 km de terra até o local onde estacionamos e iniciamos a caminhada.

Nossa primeira parada foi de tirar o fôlego e já valeria toda viagem! O Cânion do Pirituba é formado por paredões rochosos e uma vista maravilhosa.

Uma ajudinha nos obstáculos da trilha

O local é um misto de Mata atlântica, Cerrado e reflorestamento (e muito eucalipto da indústria), com cachoeiras de águas cristalinas, perfeitas para banho e formações rochosas maravilhosas.

A caminhada até o alto do Cânion é fácil e bem acessível, caminhamos cerca de 600 metros apenas até a primeira parada no Cânion Pirituba.

Ficamos por ali um tempo, deslumbrados com a paisagem, curtindo o momento. Os pets sempre presos com a guia, pois é bem alto.

O dia estava friozinho e ventava bastante, o que foi bom para os dogs que aproveitaram bastante sem se cansar muito. Se for um dia de muito calor prefira visitar bem cedo para que o solo de pedras não esteja quente demais para as patinhas.

Foi a primeira vez que estive neste tipo de paisagem ao lado dos meus pets e foi uma excelente experiência. A gente olha aquela imensidão toda e se sente tão pequeno, e ao mesmo tempo tão grande. Apreciar isso ao lado dos meus filhos caninos, que são minha família, é algo muito especial. Aproveitei este momento para agradecer ao universo pelo privilégio de tê-los em minha vida.

Bob e Bella se divertiram muito na Cachoeira da Invernada

Do Cânion você tem a vista da Cachoeira do Palmito Mole, conhecida também como Cachoeira do Invernada.

Depois de apreciar a vista da cachoeira chegou o momento de ir até ela. Uma trilha moderada pela mata, com subidas e descidas íngremes, onde é preciso um pouco mais de fôlego e disposição.

A vista de baixo da cachoeira é ainda mais bonita, com um poço ideal para banho.

O dia estava friozinho e os humanos não tiveram coragem de entrar na água (fica aí mais um motivo para voltar kkk), mas o Bob e a Bella não pensaram duas vezes e foram logo pulando e aproveitando a piscina natural que se forma na base da cachoeira.

Bob e Bella na Cachoeira da Invernada

Nosso roteiro incluía mais uma cachoeira, a Cachoeira da Passarela, mas para chegar até ela é preciso descer por uma escada de madeira, o que não é muito fácil com cães, principalmente com quatro, então optamos por não ir nesta. Entendemos que viajar com cães nos impõe alguns limites, especialmente com a Cindy que precisa mais de nossa ajuda durante a trilha, o bem-estar dos pets sempre em primeiro lugar.

Piscinas naturais

Depois de seguir pela trilha, com algumas ajudas a nossa filhota, seguimos para as piscinas naturais.

Amamos as piscinas naturais!!! O visual é lindo, com formações rochosas que formam poços lindos nas pedras, pequenas quedas e prainhas excelentes para banho.

Mesmo com o frio me arrisquei a entrar na água, afinal não resisto a uma hidromassagem natural. Bob e a Bella novamente nadaram um montão e resgataram a bolinha várias e várias vezes, um lugar delicioso para descansar e deixar o tempo passar.

Tudo fica mais lindo ao lado deles

No final do dia estávamos todos bastante cansados, mas com as caras e focinhos muito felizes e gratos. E ansiosos pelos próximos destinos!

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sharlene Irente
Sharlene Irentehttps://www.caomigo.com.br/
Apaixonada por animais, por viagens e pela natureza, Sharlene é mãe dedicada de quatro vira-latas lindos e bagunceiros. É bacharel em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Mogi das Cruzes e MBA em Gestão de Negócios pela ESAMC. Sharlene já traz em sua bagagem uma boa experiência. Montou há três anos a Cãomigo, empresa de eventos e viagens pet friendly

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    WTTC World Summit em Cancun deve impulsionar recuperação do Turismo

    O encontro do WTTC será realizado de 25 a 27 de abril com a participação de 600 delegados presenciais e mais de 30 mil...

    França impõe quarentena de dez dias a viajantes do Brasil

    A França obrigará viajantes do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul a ficarem isolados por dez dias, por medo da expansão de variantes...

    Hotel Cinco Estrelas e Pet Friedly, pertinho de São Paulo

    Com muito conforto, sofisticação e uma gastronomia espetacular, o Hotel Villa Rossa é pet friendly, e recebe cães de todos os tamanhos. por Sharlene Irente Localizado...

    Tivoli Hotels & Resorts completa 88 anos e lança ofertas para marcar data

    A Tivoli Hotels & Resorts comemora 88 anos neste ano de 2021. Parte do Grupo Hoteleiro Minor Hotels, a rede opera atualmente 13 propriedades...

    Projeto Emoções com Roberto Carlos remarcado para junho de 2022

    A festa dos 80 anos do Rei Roberto que seria comemorada em junho deste ano no âmbito do Projeto Emoções, no Iberostar Praia do...

    O mercado de viagens e turismo em 2022: uma grande incógnita

    Quem leu o título pode pensar que foi um erro de digitação, mas não é. A atual temporada está apenas começando, mas é claro que...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing
    Olá.
    Esse é um canal exclusivo para Pautas e Marketing.