Conheça o Cânion Pirituba e a Cachoeira da Invernada

Uma deliciosa auventura pet friendly com cânions, cachoeiras e lindas paisagens

por Sharlene Irente*

Estávamos buscando uma opção de viagem longe de aglomerações, afinal a pandemia ainda não acabou, e resolvemos conhecer a região do Vale do Itararé, uma região linda que fica em SP na divisa do estado com o Paraná.

piscinas naturais

O Vale do Itararé é formado pelas cidades de Sengés (PR), Jaguariaíva (PR), Itararé (SP), e Bom Sucesso do Itararé (SP). A região foi rota dos Tropeiros que vinham do sul do país sentido Sorocaba, foi habitado por índios Guianazes e foi local de ensino de jesuítas.

Itararé é um destino ainda pouco conhecido pelos turistas, mas cheio de belezas naturais e lindas paisagens, e o melhor de tudo, pet friendly!

Para visitar os pontos turísticos não é obrigatório contratar guia, mas recomendo muito ir com um profissional, além de aproveitar melhor o tempo e não se perder, você vai aprender mais sobre a região.

Chegamos na sexta-feira na cidade, para nos acomodar e descansar da viagem, e no sábado de manhã já acordamos animados e prontos para botar os pés e as patinhas nas trilhas.

Seguimos com destino a cidade de Bom Sucesso de Itararé-SP. Percorremos de carro em torno de 23km de asfalto e 03 km de terra até o local onde estacionamos e iniciamos a caminhada.

Nossa primeira parada foi de tirar o fôlego e já valeria toda viagem! O Cânion do Pirituba é formado por paredões rochosos e uma vista maravilhosa.

Uma ajudinha nos obstáculos da trilha

O local é um misto de Mata atlântica, Cerrado e reflorestamento (e muito eucalipto da indústria), com cachoeiras de águas cristalinas, perfeitas para banho e formações rochosas maravilhosas.

A caminhada até o alto do Cânion é fácil e bem acessível, caminhamos cerca de 600 metros apenas até a primeira parada no Cânion Pirituba.

Ficamos por ali um tempo, deslumbrados com a paisagem, curtindo o momento. Os pets sempre presos com a guia, pois é bem alto.

O dia estava friozinho e ventava bastante, o que foi bom para os dogs que aproveitaram bastante sem se cansar muito. Se for um dia de muito calor prefira visitar bem cedo para que o solo de pedras não esteja quente demais para as patinhas.

Foi a primeira vez que estive neste tipo de paisagem ao lado dos meus pets e foi uma excelente experiência. A gente olha aquela imensidão toda e se sente tão pequeno, e ao mesmo tempo tão grande. Apreciar isso ao lado dos meus filhos caninos, que são minha família, é algo muito especial. Aproveitei este momento para agradecer ao universo pelo privilégio de tê-los em minha vida.

Bob e Bella se divertiram muito na Cachoeira da Invernada

Do Cânion você tem a vista da Cachoeira do Palmito Mole, conhecida também como Cachoeira do Invernada.

Depois de apreciar a vista da cachoeira chegou o momento de ir até ela. Uma trilha moderada pela mata, com subidas e descidas íngremes, onde é preciso um pouco mais de fôlego e disposição.

A vista de baixo da cachoeira é ainda mais bonita, com um poço ideal para banho.

O dia estava friozinho e os humanos não tiveram coragem de entrar na água (fica aí mais um motivo para voltar kkk), mas o Bob e a Bella não pensaram duas vezes e foram logo pulando e aproveitando a piscina natural que se forma na base da cachoeira.

Bob e Bella na Cachoeira da Invernada

Nosso roteiro incluía mais uma cachoeira, a Cachoeira da Passarela, mas para chegar até ela é preciso descer por uma escada de madeira, o que não é muito fácil com cães, principalmente com quatro, então optamos por não ir nesta. Entendemos que viajar com cães nos impõe alguns limites, especialmente com a Cindy que precisa mais de nossa ajuda durante a trilha, o bem-estar dos pets sempre em primeiro lugar.

Piscinas naturais

Depois de seguir pela trilha, com algumas ajudas a nossa filhota, seguimos para as piscinas naturais.

Amamos as piscinas naturais!!! O visual é lindo, com formações rochosas que formam poços lindos nas pedras, pequenas quedas e prainhas excelentes para banho.

Mesmo com o frio me arrisquei a entrar na água, afinal não resisto a uma hidromassagem natural. Bob e a Bella novamente nadaram um montão e resgataram a bolinha várias e várias vezes, um lugar delicioso para descansar e deixar o tempo passar.

Tudo fica mais lindo ao lado deles

No final do dia estávamos todos bastante cansados, mas com as caras e focinhos muito felizes e gratos. E ansiosos pelos próximos destinos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sharlene Irente
Sharlene Irentehttps://www.caomigo.com.br/
Apaixonada por animais, por viagens e pela natureza, Sharlene é mãe dedicada de quatro vira-latas lindos e bagunceiros. É bacharel em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Mogi das Cruzes e MBA em Gestão de Negócios pela ESAMC. Sharlene já traz em sua bagagem uma boa experiência. Montou há três anos a Cãomigo, empresa de eventos e viagens pet friendly

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro são anunciados

    Foram anunciados na tarde desta sexta-feira (22) o nome dos 26 novos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro. O evento vem ano a...

    Operadoras não vendem 50% do que venderam no mesmo mês de dezembro, em 2019

    Um balanço apresentado na tarde desta sexta-feira (22) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa - aponta que o faturamento referente às...

    Turismo Sustentável começam a ser gerados na Grande Reserva Mata Atlântica

    Negócios de turismo sustentável e produção de natureza localizados nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão impactados pelo primeiro Centro de...

    Pierfrancesco Vago nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association (CLIA)

    Uma nota da MSC Cruzeiros acaba de informar que seu presidente honorário Pierfrancesco Vago foi nomeado Presidente Executivo Global da Cruise Lines International Association...

    GOL e LATAM fazem juntas voos da colaboração e da solidariedade

    A GOL e a LATAM demonstram espírito de cooperação e solidariedade no momento da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A GOL levou 500...

    Japão nega que as Olimpíadas sejam canceladas

    TÓQUIO (Reuters) - O Japão se manteve firme na sexta-feira em seu compromisso de sediar as Olimpíadas de Tóquio este ano e negou um...

    Relacionadas

    Open chat