Cusco representa sincretismo religioso e festeja a Mãe Terra

Continua depois da publicidade
De 1 a 30 de agosto a cidade e toda região cusquenha manifestam sua devoção à Mãe Terra
Por Paulo Atzingen (de Cusco)*

O sincretismo religioso talvez tenha como manifestação maior na América do Sul a cidade de Cusco. As cerimônias cristãs, como missas, casamentos e batizados, bem como a fé em um Deus único, trazidos pelos espanhóis no século XV, dividem espaço com as tradições herdadas da cultura inca, gênese deste povo.  A força imagética dos incas impregna o vestuário, a alimentação, incontáveis costumes, a ética, a moral e até (e principalmente) a cor da pele dessa gente.

Nesta terça-feira (1º de agosto) comemora-se em toda região cusquenha o dia da Terra e os povos andinos, durante todo o mês de agosto, festejam  La Pachamama (na língua Quéchua), uma divindade que tem como raiz as crenças e os rituais que remontam a época pré-inca (aproximadamente 300 a.C.).

“Este período agradecemos à natureza que nos deu provisão e recursos para viver”, afirma Nicolas Soto, diretor da agência receptiva Peru Tierras Mágicas Travel, de Cusco.

Veja também as mais lidas do DT

 

Segundo Nicolas Soto, La Pachamama está em todo o lugar
Segundo Nicolas Soto, La Pachamama está em todo o lugar

“Neste dia agradecemos ao alimento, à prosperidade e o início de um novo ciclo. É nesta época que a terra está mais fértil e tem início o ano Inca”, afirma Nicolas que é natural da cidade de Chinchero, localidade a 30 quilômetros de Cusco.

Simbolismo

Na noite de 31 de julho a 1º de agosto boa parte da população cusqüenha devota faz sua oferenda a Pachamama colocando na porta de sua casa ou comércio flores, pétalas, confete ou algum produto da cor amarela.  “O amarelo (amarillo) representa a energia e a força, e expressa os princípios da doutrina Pachamama: a prática coletiva de irmandade e solidariedade humana”, afirma Liliana Vargas Buendia, guia de turismo do Comitê de Serviços Turísticos de Cusco (Cosituc). Ela completa dizendo que outros tipos  de oferendas acontecem: “são ofertados, como agradecimento, folhas de coca, vinho e a tradicional bebida peruana, a chicha, para alimentar PachaMama”, enumera. Para Maria Soto, diretora da agência Peru Tierras Mágicas Travel, a fé cristã não é desmerecida com essas homenagens. “Temos o nosso lado cristão, pois acreditamos em Deus e somos católicos, mas temos antes disso a tradição de ofertarmos o nosso melhor à Pachamama. Durante o mês de agosto farei a oferenda”, adianta.

Na noite de 31 de julho, véspera de 1º de agosto cusquenhos devotos fazem sua oferenda a Pachamama colocando na porta de sua casa ou comércio flores, pétalas, confete ou algum produto da cor amarela
Na noite de 31 de julho, véspera de 1º de agosto, cusquenhos devotos fazem sua oferenda a Pachamama colocando na porta de sua casa ou comércio flores, pétalas, confete ou algum produto da cor amarela

Novotel Participa

As homenagens a Pachamama não se restringem às pessoas e seguidores das crenças incas. Empresas e o comércio da cidade aderem às comemorações. O grupo Accor, por meio de sua unidade Novotel Cusco fará nesta terça-feira (1º) uma cerimônia com a presença de autoridades locais, jornalistas  e a VP de Comunicação e & CSR para  América do Sul, Antonietta Varlese. Durante o evento, serão discutidos o forte crescimento da rede na Amércia do Sul, com ênfase no Peru e as ações de responsabilidade social da AccorHotels na região, entre elas a implantação do projeto Plant for the Planet – programa global de reflorestamento na região do Alto Huyabamba.

*O jornalista viajou a Cusco convidado pela rede AccorHotels e tem seguro GTA – Artigo publicado originalmente dia 1º de agosto de 2017.

Veja mais fotos:

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade