REDAÇÃO DO DIÁRIO (publicado dia 3 de julho – RETRO 2017)
Durante o Festival das Cataratas, que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho em Foz do Iguaçu, o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Cyntia Braga, sócia proprietária do Concept Design Hostel & Suites . Cyntia adiantou ao DT que ao participar de uma feira de turismo em Lisboa (a Bolsa de Turismo da capital portuguesa – BTL), a cerca de cinco anos, conheceu um hostel bem diferente dos padrões que até então tivera contato. Trouxe a ideia e o conceito para Foz do Iguaçu. “Eu lembrei que por aqui não tinha essa categoria de hostel, além disso, aqui no Brasil, nos últimos 15 anos, a hospedagem compartilhada deu um boom”, afirmou a executiva. Segundo ela, ao mesmo tempo que alguns hostels estão se qualificando e surgindo os chamados hostel design, no qual o seu negócio se enquadra, por outro ainda existem muitos, que sequer possuem alvará e funcionam de forma clandestina. Acompanhe abaixo, a entrevista exclusiva:
DIÁRIO – A partir de quando você decidiu montar seu hostel aqui em Foz do Iguaçu e como você vê esse mercado específico na cidade?
CYNTIA BRAGA – Completamos quatro anos de hostel agora em agosto. Nos últimos três anos foram abertos muitos hostels, no entanto, grande parte faliu. Além disso, tem muitos hostels que são ilegais, não possuem sequer o alvará. É muito comum ainda vermos aquela pessoa que tem alguns quartos sobrando em casa e acha que pode abrir um hostel. Esse tipo de hospedagem tem muito, só que uma hospedagem de qualidade, para se ter um hostel qualificado, para se ter boas avaliações nos canais de compras de reviews também, você tem que manter a qualidade em alta, tem que manter um bom serviço, e, inclusive, estudar para isso.
DIÁRIO – Quais são os seus canais de vendas? Como tem sido a captação de hóspedes?
CYNTIA BRAGA – Basicamente a gente trabalha com Booking.com, Expedia, o Hostelworld que é um canal específico para hostel, e a gente está na Airbnb também. Esses quatro praticamente me abrem grandes oportunidades. Também tem o Hoteis.com, então quando você entra nesses, acaba sendo comercializado por vários, mesmo por aqueles que nem queríamos estar vendendo, estamos vendendo compulsoriamente, porque esses canais abrangem um maior número de OTA’s. O Booking por exemplo, representa 70% das minhas vendas.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Você vende também via o seu próprio site?
CYNTIA BRAGA – A gente está trabalhando agora no nosso site com foco em links patrocinados e SEO’s, esse tipo de coisa facilita no sentido de que o hóspede caia diretamente no nosso ambiente web e aí possa comprar direto do nosso motor de reserva, o que daí, melhora o faturamento. Ainda é difícil concorrer com a Booking, já que ela investe muito em propaganda e o hóspede acaba preferindo comprar com ela achando que é mais seguro inserir o número do cartão de crédito dele na Booking do que em um site que ele não conhece.
DIÁRIO – Descreva o seu hostel e a procedência de seus hóspedes…
CYNTIA BRAGA – O Concept Design Hostel & Suites tem 11 apartamento com capacidade para 47 pessoas. Desses 11 apartamentos, três são apartamentos compartilhados, dois mistos de oito camas e um exclusivamente feminino com seis camas e os outros oitos apartamentos são privativos; quatro são para casal, single ou duplo, e os outros quatro são para grupos de três, quatro e cinco pessoas. Quanto à procedência, a maioria é européia.
Serviço:
Concept Design Hostel & Suítes
Rua vereador Moacyr Pereira, 337
Vila Yolanda – Foz do Iguaçu – PR – Brasil