DIÁRIO entrevista Edmund Bartlett, ministro de Turismo da Jamaica

Continua depois da publicidade

Não basta ter natureza e gente acolhedora, são necessários serviços e produtos excelentes, ou, no máximo, próximos à excelência

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O World Travel Awards™ premio mundial criado em em 1993 para reconhecer e premiar a excelência em todos os setores chave da indústria de viagens, turismo e hospitalidade é uma referência para situar determinado país em sua capacidade receptiva. Não basta ter natureza e gente acolhedora, são necessários serviços e produtos excelentes, ou, no máximo, próximos à excelência.  Em 2017 a Jamaica foi apontada como o Melhor Destino de Cruzeiros do Mundo e como o Melhor Destino para Casar pelo World Travel Awards™. Com essas referências, o DIÁRIO DO TURISMO entrevistou o ministro do Turismo do país, Edmund Barllet. Confira:

DIÁRIO – Qual foi o desempenho do setor turístico na Jamaica durante o último ano?

Estamos a caminho de superarmos a taxa de crescimento histórico do ano passado que foi de 4%. Nos primeiros nove meses de 2017, nós recebemos mais de 3,3 milhões de visitantes e em 2017 atingimos uma cifra de visitantes na casa dos 4,6 milhões, ultrapassando a dos 3,84 milhões de visitantes no ano de 2016 e marcando um novo recorde.

Veja também as mais lidas do DT

Desde janeiro até setembro de 2017, as chegadas de turistas em escalas mostraram números recordes, com um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior e as chegadas nesse mesmo período aumentaram 8,3%.

Na primeira metade deste ano a indústria turística da Jamaica atingiu a casa dos $1.460 milhões de dólares, um aumento de 5.8% sobre o mesmo período em 2016.

O setor de cruzeiros também está se encaminhando para o número mais alto de passageiros da História da ilha: de 1 de janeiro até o final de julho de 2017, a Jamaica recebeu 1.088.718 passageiros de cruzeiros, um aumento de 4,9 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. É esperado que essa trajetória de crescimento continue, especialmente agora que a Jamaica evolui para se converter em um dos destinos líderes em cruzeiros no Caribe, com suporte de sua iniciativa recentemente lançada, a Cruise Jamaica.

Barlett: "em 2017 atingimos uma cifra de visitantes na casa dos 4,6 milhões" (Crédito: Minha Jamaica - divulgação)
Barlett: “em 2017 atingimos uma cifra de visitantes na casa dos 4,6 milhões” (Crédito: Minha Jamaica – divulgação)

DIÁRIO – A quais fatores se atribuí esse crescimento no setor?

Temos mais quartos de hotéis, estamos abrindo mais rotas aéreas e, consequentemente, chegam mais turistas e nós ganhamos mais dinheiro.

DIÁRIO – Quais são os fatores que contribuem para que a Jamaica seja considerada o destino de cruzeiros líder no Caribe? Quais iniciativas estão sendo tomadas para impulsionar o crescimento desde setor?

Ao final do ano de 2016 a Jamaica contou com 518 navios de cruzeiros fazendo escala na ilha e encerrou 2017 com mais de dois milhões de cruzeiristas

Por outro lado, há o reconhecimento com os prêmios recebidos, incluindo o de melhor destino de cruzeiros do mundo em 2016 e em 2017 entregues pelo World Travel Awards. A Jamaica está experimentando um importante crescimento como destino de cruzeiros, com capacidade de receber  os maiores navios de cruzeiros do mundo nos portos de Falmouth, Montego Bay, Ocho Rios e Kingston.

Já a iniciativa Cruise Jamaica, anunciada no início de 2017, dá enfoque em impulsionar novos empreendimentos em portos, hotéis e atrações, além de incrementar o número de navios de cruzeiro que fazem escala na ilha. Nossa meta é captar 10% das chegadas de cruzeiros no Caribe.

A Jamaica conta com mais atrações do que qualquer outra ilha no Caribe, com um total de cinco portos de cruzeiros que oferecem aos cruzeiristas acessos às praias paradisíacas da Jamaica, cachoeiras, montanhas, campos de golfe cinco estrelas, locais históricos, experiências culturais, gastronomía de ponta, artesanatos e compras livres de impostos. Aqui todos os passageiros de cruzeiros podem encontrar o que buscam e não é de se admirar que a ilha seja chamada de Pérola do Caribe.

A meta, segundo o ministro é ampliar a capacidade hoteleira até chegarem a 15 mil novos quartos de hotel até o ano de 2021(Crédito: Minha Jamaica - divulgação)
A meta, segundo o ministro é ampliar a capacidade hoteleira até chegarem a 15 mil novos quartos de hotel até o ano de 2021(Crédito: Minha Jamaica – divulgação)

DIÁRIO – No ano passado foram anunciados planos para ampliar a capacidade hoteleira até chegarem a 15 mil novos quartos de hotel até o ano de 2021. Em que fase se encontram esses planos?

Os planos de aumento do inventário hoteleiro continuam avançando a passos largos. Durante o ano passado foram concretizadas importantes ampliações e aberturas de novos hotéis, com cerca de 1200 quartos adicionais.

Entre os novos empreendimentos podemos citar o Breathless Resort & Spa, em Montego Bay; Jewel Grande Montego Bay Resort & Spa, em Rose Hall; o  Royal Decameron Cornwall Beach; os resorts Azul Beach e Azul Sensatori, da rede Karisma Hotels and Resorts, em Negril, além de três novos hotéis da cadeia  Royalton en Negril: Grand Lido, Royalton Negril Resort & Spa e Hideaway at Royalton Negril.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade