InícioBlog do DiárioElevador da Glória despenca em Lisboa, deixa 15 mortos...

Elevador da Glória despenca em Lisboa, deixa 15 mortos e 18 feridos

O icônico Elevador da Glória, que conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, sofreu um grave acidente hoje à tarde. Por volta das 18h08, um cabo da estrutura se soltou, provocando o descarrilamento do carro nº 1, que tombou e colidiu contra um prédio próximo à Avenida da Liberdade.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

De acordo com reportagem do portal SAPO, de Portugal, o incidente resultou em 15 mortes confirmadas e 18 feridos, incluindo uma criança em estado estável e cinco em estado crítico.

Resgate e reação imediata

Equipes de emergência, incluindo o corpo de bombeiros, INEM e Polícia de Segurança Pública, foram mobilizadas rapidamente. Em socorro ao local, atuaram múltiplas ambulâncias, equipes médicas e sapadores-bombeiros. Uma testemunha descreveu o elevador como um “carro desenfreado” que bateu contra o prédio com “força brutal” e se desfez.

De acordo com dados confirmados pela diretora da Proteção Civil, Margarida Castro Martins, pelas 18h30, duas das vítimas encontram-se em estado crítico, cinco registam ferimentos ligeiros e várias permanecem encarceradas na estrutura. Os feridos apresentam, na sua maioria, fraturas expostas e traumatismos graves.

Elevador da Glória descarrila em Lisboa
Elevador da Glória descarrila em Lisboa (Foto: Magg/SAPO)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou profundo pesar e expressou solidariedade às famílias das vítimas. Autoridades iniciaram investigações para apurar as causas deste trágico acidente.

O que é o Elevador da Glória?

  • É um funicular histórico inaugurado em 24 de outubro de 1885, projetado por Raoul Mesnier du Ponsard.
  • Liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara), vencendo um desnível acentuado com trajeto de cerca de 265 m.
  • Classificado como Monumento Nacional desde 2002, e o mais movimentado dos funiculares operados pela Carris — transportando mais de 3 milhões de passageiros por ano.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque