InícioEconomia do turismoEmpresas da zona do euro iniciam 2018 na máxima...

Empresas da zona do euro iniciam 2018 na máxima em uma década, mostra PMI

(Reuters) –

As empresas da zona do euro iniciaram o ano com um desempenho muito melhor do que as expectativas, acelerando a atividade no ritmo mais rápido desde meados de 2006, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgada nesta quarta-feira (24).

A melhora foi direcionada pelo forte desempenho no dominante setor de serviços do bloco, em que as novas encomendas aumentaram a uma taxa que não era vista há mais de uma década. Isso vai animar o Banco Central Europeu no momento em que avança na direção de uma política monetária mais apertada.

O PMI Composto Preliminar do IHS Markit para a zona do euro saltou a 58,6 neste mês, nível mais alto desde junho de 2006 e contra expectativa em pesquisa da Reuters de queda para 57,9 após leitura em dezembro de 58,1.

Leitura acima de 50 indica crescimento e o dado preliminar ficou acima de qualquer estimativa dada pelos 33 economistas consultados pela Reuters.

“O que não há para gostar –essa é uma coleção de leituras realmente fortes. É um início ótimo de ano para a zona do euro”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

O PMI do setor de serviços subiu a 57,6 de 56,6 em dezembro, superando a expectativa de 56,4 e chegando ao nível mais alto desde agosto de 2007.

Já o indicador da indústria caiu a 59,6 em janeiro de 60,6 no mês anterior e expectativa de 60,3.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque